Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
O trabalho abordado tem como objetivo analisar o perfil, as influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. Sabe-se que esse público, vem crescendo nos últimos anos, em que o mercado consumidor tenta atrair esse grande fluxo de pessoas, apesar da...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37695 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-376952021-09-22T13:59:11Z Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN Oliveira, Rafael Carneiro de Lima, Renata Mayara Moreira de Porto, Carlos Humberto Chagas, Márcio Marreiro das Terceira idade Destinos turísticos Segmentação de mercado Natal/RN O trabalho abordado tem como objetivo analisar o perfil, as influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. Sabe-se que esse público, vem crescendo nos últimos anos, em que o mercado consumidor tenta atrair esse grande fluxo de pessoas, apesar da competitividade, com o intuito de segmentar esse mercado. Dessa forma, o turismo se torna uma das áreas beneficiadas, pelo fato da terceira idade possuírem tempo livre e ao mesmo tempo, buscarem alternativas para alcançar as suas necessidades e desejos. Com relação à metodologia da pesquisa, a mesma foi realizada de caráter descritivo – exploratório e possui abordagem quantitativa. A análise dos dados foi apresentada de forma descritiva através de gráficos. De acordo com a análise dos dados, pode- se observar, o quanto esse público possui autonomia para decidir a escolha dos destinos turísticos, para os quais irão se deslocar. Dessa forma, constatou-se, que a maioria dos entrevistados possuía o superior completo, renda acima de cinco salários, realizam as suas viagens em qualquer período do ano, permanecem no destino a partir de quatro dias, entre outros aspectos. Outra questão bastante importante, é que o público da terceira idade em sua maioria escolheu a cidade do Natal, pelo seu principal atrativo natural, o chamado turismo de sol e mar. Com relação aos destinos mais procurados, a grande maioria afirma que os nacionais se tornam mais atrativos, pois o país possui várias culturas, riquezas naturais, patrimônios históricos, e muitas outras atividades. Quando se trata do destino Natal escolhido, a boa imagem do local foi um dos pontos que mais atraiu a atenção dos turistas. 2017-09-29T19:32:12Z 2021-09-22T13:59:10Z 2017-09-29T19:32:12Z 2021-09-22T13:59:10Z 2015 bachelorThesis 2010017862 OLIVEIRA, Rafael Carneiro de. Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Terceira idade Destinos turísticos Segmentação de mercado Natal/RN |
spellingShingle |
Terceira idade Destinos turísticos Segmentação de mercado Natal/RN Oliveira, Rafael Carneiro de Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN |
description |
O trabalho abordado tem como objetivo analisar o perfil, as influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. Sabe-se que esse público, vem crescendo nos últimos anos, em que o mercado consumidor tenta atrair esse grande fluxo de pessoas, apesar da competitividade, com o intuito de segmentar esse mercado. Dessa forma, o turismo se torna uma das áreas beneficiadas, pelo fato da terceira idade possuírem tempo livre e ao mesmo tempo, buscarem alternativas para alcançar as suas necessidades e desejos. Com relação à metodologia da pesquisa, a mesma foi realizada de caráter descritivo – exploratório e possui abordagem quantitativa. A análise dos dados foi apresentada de forma descritiva através de gráficos. De acordo com a análise dos dados, pode- se observar, o quanto esse público possui autonomia para decidir a escolha dos destinos turísticos, para os quais irão se deslocar. Dessa forma, constatou-se, que a maioria dos entrevistados possuía o superior completo, renda acima de cinco salários, realizam as suas viagens em qualquer período do ano, permanecem no destino a partir de quatro dias, entre outros aspectos. Outra questão bastante importante, é que o público da terceira idade em sua maioria escolheu a cidade do Natal, pelo seu principal atrativo natural, o chamado turismo de sol e mar. Com relação aos destinos mais procurados, a grande maioria afirma que os nacionais se tornam mais atrativos, pois o país possui várias culturas, riquezas naturais, patrimônios históricos, e muitas outras atividades. Quando se trata do destino Natal escolhido, a boa imagem do local foi um dos pontos que mais atraiu a atenção dos turistas. |
author2 |
Lima, Renata Mayara Moreira de |
author_facet |
Lima, Renata Mayara Moreira de Oliveira, Rafael Carneiro de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Rafael Carneiro de |
author_sort |
Oliveira, Rafael Carneiro de |
title |
Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN |
title_short |
Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN |
title_full |
Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN |
title_fullStr |
Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN |
title_sort |
perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirarafaelcarneirode perfilinfluenciasepreferenciasdopublicodaterceiraidadenaescolhadodestinoturisticonatalrn |
_version_ |
1773960822575333376 |