A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico

O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o potencial turístico e o valor de marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, precisa-se entender a marca, o posicionamento...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cadete, Augusto Cesar Fontes
Outros Autores: Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37692
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37692
record_format dspace
spelling ri-123456789-376922021-09-22T13:59:02Z A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico Cadete, Augusto Cesar Fontes Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Porto, Carlos Humberto Dantas, Andrea Virgínia Sousa Marca Barcelona Futebol Clube Produto turístico UEFA Champions League O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o potencial turístico e o valor de marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, precisa-se entender a marca, o posicionamento e sua visibilidade no mundo esportivo e global, posteriormente fazer-se a sua ligação com o destino turístico da cidade de Barcelona-ESP, e seu envolvimento como produto do setor. O trabalho desenvolvido é de caráter descritiva-exploratório, foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e coleta de dados. Possui natureza quantitativa, pois a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de 110 questionários com perguntas fechadas, da qual houve a aplicação dos questionários e sua instrumentalização através do software SPSS de analise descritiva e analise de conteúdo. Tais perguntas possuíam o intuito de verificar se o Barcelona Futebol Clube influencia a atividade turística da cidade de Barcelona-ESP, como também investigar como o Barcelona se posiciona na UEFA Champions League (2009-2014) e diagnosticar a qualidade e o valor da marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes. A pesquisa apresentou que existe uma influencia da marca com a atividade turística da cidade, principalmente quando relacionada a eventos esportivos, e que a competição UEFA Champions League é um diferencial para a sua visibilidade, impactando na sua qualidade. Portanto, pode-se sintetizar que as características singulares da marca provem um crescimento constante, suas ações de marketing institucional, social e cultural, ultrapassam as esferas esportivas, impulsionando inclusive o produto turístico de seu local de origem. 2017-09-29T19:33:43Z 2021-09-22T13:59:02Z 2017-09-29T19:33:43Z 2021-09-22T13:59:02Z 2015 bachelorThesis 2011029299 CADETE, Augusto Cesar Fontes. A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico. 2015. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37692 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Marca
Barcelona Futebol Clube
Produto turístico
UEFA Champions League
spellingShingle Marca
Barcelona Futebol Clube
Produto turístico
UEFA Champions League
Cadete, Augusto Cesar Fontes
A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
description O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o potencial turístico e o valor de marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, precisa-se entender a marca, o posicionamento e sua visibilidade no mundo esportivo e global, posteriormente fazer-se a sua ligação com o destino turístico da cidade de Barcelona-ESP, e seu envolvimento como produto do setor. O trabalho desenvolvido é de caráter descritiva-exploratório, foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e coleta de dados. Possui natureza quantitativa, pois a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de 110 questionários com perguntas fechadas, da qual houve a aplicação dos questionários e sua instrumentalização através do software SPSS de analise descritiva e analise de conteúdo. Tais perguntas possuíam o intuito de verificar se o Barcelona Futebol Clube influencia a atividade turística da cidade de Barcelona-ESP, como também investigar como o Barcelona se posiciona na UEFA Champions League (2009-2014) e diagnosticar a qualidade e o valor da marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes. A pesquisa apresentou que existe uma influencia da marca com a atividade turística da cidade, principalmente quando relacionada a eventos esportivos, e que a competição UEFA Champions League é um diferencial para a sua visibilidade, impactando na sua qualidade. Portanto, pode-se sintetizar que as características singulares da marca provem um crescimento constante, suas ações de marketing institucional, social e cultural, ultrapassam as esferas esportivas, impulsionando inclusive o produto turístico de seu local de origem.
author2 Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
author_facet Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Cadete, Augusto Cesar Fontes
format bachelorThesis
author Cadete, Augusto Cesar Fontes
author_sort Cadete, Augusto Cesar Fontes
title A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
title_short A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
title_full A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
title_fullStr A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
title_full_unstemmed A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico
title_sort marca fc barcelona como impulsionador do produto turístico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37692
work_keys_str_mv AT cadeteaugustocesarfontes amarcafcbarcelonacomoimpulsionadordoprodutoturistico
AT cadeteaugustocesarfontes marcafcbarcelonacomoimpulsionadordoprodutoturistico
_version_ 1773963331374153728