Turismo e eventos: um estudo sobre as relações de hospitalidade

O presente trabalho tem por finalidade analisar como os gestores de empresas que trabalham no segmento de eventos observam questões referentes à hospitalidade e qual importância dada a este fator, bem como averiguar a relevância quanto à qualificação dos profissionais, além de identificar a utili...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Setúbal, Luana Feitosa
Outros Autores: Trigueiro, Renata Paula Costa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37604
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho tem por finalidade analisar como os gestores de empresas que trabalham no segmento de eventos observam questões referentes à hospitalidade e qual importância dada a este fator, bem como averiguar a relevância quanto à qualificação dos profissionais, além de identificar a utilização dos elementos da hospitalidade nos eventos e a significância do bem receber neste segmento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tipologia descritivo-exploratória. Com a finalidade de realizar um trabalho mais completo, foi utilizado como amostra três empresas que atuam na área, sendo estas: uma empresa Júnior, uma empresa recente no mercado e uma empresa com mais de dez anos de atuação. A coleta de dados foi pautada em entrevista com perguntas pré- estabelecidas. O referencial teórico aborda questões relacionadas ao turismo de eventos, buscando mostrar sua influência não só como fator econômico, mas acima de tudo social. Discorre-se também a respeito de que a preocupação com a hospitalidade em eventos não deve estar restrita à qualidade dos serviços, precisa ir além e voltar-se a satisfação dos sentimentos e experiências das pessoas; logo após, comenta-se acerca dos profissionais de eventos, suas habilidade e competências. Ao final do estudo, conclui-se que o fator humano faz total diferença nos eventos, sendo necessária uma preparação rigorosa deste para que seja possível desenvolver serviços com qualidade. Fica claro que no turismo de forma geral a presença da hospitalidade deve ser uma constante, porém, nos eventos, a hospitalidade possui uma enorme proporção, podendo contribuir diretamente para o sucesso ou não dos mesmos.