Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN
O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a percepção dos gestores da área de hotelaria nos hospitais da Cidade do Natal com relação à hotelaria hospitalar e análise dos serviços de apoio, com ênfase na qualidade dos serviços. A hotelaria hospitalar possui semelhanças com a hotelaria clás...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37587 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37587 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-375872021-09-22T13:54:49Z Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN Silva, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Porto, Carlos Humberto Ribeiro, Sônia Regina de Macêdo Hotelaria hospitalar Gestão da qualidade Percepção de gestores O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a percepção dos gestores da área de hotelaria nos hospitais da Cidade do Natal com relação à hotelaria hospitalar e análise dos serviços de apoio, com ênfase na qualidade dos serviços. A hotelaria hospitalar possui semelhanças com a hotelaria clássica, como exemplos: hospedagem, alimentação, abrigo, recepção e governança, assim como a parte administrativa e de recursos humanos. Empresas e órgãos buscam a competitividade através do diferencial da qualidade, satisfazendo seus clientes e superando suas expectativas. A hotelaria hospitalar atua com o propósito de melhores condições para o cliente de saúde passar seus dias de estadia. Para este estudo foram escolhidos 5 hospitais, sendo 2 públicos e 3 privados, diagnosticando os serviços pertinentes à hotelaria hospitalar. Estudo de natureza qualitativa, do tipo transversal, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a seguinte metodologia: Aplicação de questionários com os gestores através de 5 perguntas abertas; avaliação dos serviços prestados pelo hospital utilizando o instrumento SERVPERF, classificando-os como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e diagnóstico por meio observativo atribuindo notas de 0 a 5 nos quesitos: acessibilidade, segurança, estrutura organizacional, atendimento, controle de satisfação, padronização dos uniformes, higienização e mídias sociais. A análise dos resultados revelou a potencialidade da hotelaria hospitalar, suas necessidades e barreiras nos hospitais da Cidade do Natal. Os resultados indicaram a melhoria que a HH gera na estadia do paciente e acompanhante e os cuidados envolvendo a hospitalidade, humanização e outros serviços (entretenimento, conforto, bem-estar). Fazem-se necessárias melhorias na regulamentação deste serviço, na qualificação de mão de obra e no efetivo conhecimento do mercado por parte dos gestores e usuários em potencial. 2017-12-08T14:37:48Z 2021-09-22T13:54:49Z 2017-12-08T14:37:48Z 2021-09-22T13:54:49Z 2013 bachelorThesis 2009012267 SILVA, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da. Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN. 2013. 137f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37587 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Hotelaria hospitalar Gestão da qualidade Percepção de gestores |
spellingShingle |
Hotelaria hospitalar Gestão da qualidade Percepção de gestores Silva, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN |
description |
O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a percepção dos gestores da área de hotelaria nos hospitais da Cidade do Natal com relação à hotelaria hospitalar e análise dos serviços de apoio, com ênfase na qualidade dos serviços. A hotelaria hospitalar possui semelhanças com a hotelaria clássica, como exemplos: hospedagem, alimentação, abrigo, recepção e governança, assim como a parte administrativa e de recursos humanos. Empresas e órgãos buscam a competitividade através do diferencial da qualidade, satisfazendo seus clientes e superando suas expectativas. A hotelaria hospitalar atua com o propósito de melhores condições para o cliente de saúde passar seus dias de estadia. Para este estudo foram escolhidos 5 hospitais, sendo 2 públicos e 3 privados, diagnosticando os serviços pertinentes à hotelaria hospitalar. Estudo de natureza qualitativa, do tipo transversal, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a seguinte metodologia: Aplicação de questionários com os gestores através de 5 perguntas abertas; avaliação dos serviços prestados pelo hospital utilizando o instrumento SERVPERF, classificando-os como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e diagnóstico por meio observativo atribuindo notas de 0 a 5 nos quesitos: acessibilidade, segurança, estrutura organizacional, atendimento, controle de satisfação, padronização dos uniformes, higienização e mídias sociais. A análise dos resultados revelou a potencialidade da hotelaria hospitalar, suas necessidades e barreiras nos hospitais da Cidade do Natal. Os resultados indicaram a melhoria que a HH gera na estadia do paciente e acompanhante e os cuidados envolvendo a hospitalidade, humanização e outros serviços (entretenimento, conforto, bem-estar). Fazem-se necessárias melhorias na regulamentação deste serviço, na qualificação de mão de obra e no efetivo conhecimento do mercado por parte dos gestores e usuários em potencial. |
author2 |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
author_facet |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Silva, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da |
author_sort |
Silva, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da |
title |
Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN |
title_short |
Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN |
title_full |
Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN |
title_fullStr |
Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN |
title_sort |
percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da cidade do natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37587 |
work_keys_str_mv |
AT silvaislainecristianeoliveiragoncalvesda percepcoesaplicadasahotelariahospitalaranalisecomgestoresemhospitaispublicoseprivadosdacidadedonatalrn |
_version_ |
1773966785481015296 |