Percepções aplicadas a hotelaria hospitalar: análise com gestores em hospitais públicos e privados da Cidade do Natal/RN

O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a percepção dos gestores da área de hotelaria nos hospitais da Cidade do Natal com relação à hotelaria hospitalar e análise dos serviços de apoio, com ênfase na qualidade dos serviços. A hotelaria hospitalar possui semelhanças com a hotelaria clás...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da
Outros Autores: Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37587
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Descrição
Resumo:O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a percepção dos gestores da área de hotelaria nos hospitais da Cidade do Natal com relação à hotelaria hospitalar e análise dos serviços de apoio, com ênfase na qualidade dos serviços. A hotelaria hospitalar possui semelhanças com a hotelaria clássica, como exemplos: hospedagem, alimentação, abrigo, recepção e governança, assim como a parte administrativa e de recursos humanos. Empresas e órgãos buscam a competitividade através do diferencial da qualidade, satisfazendo seus clientes e superando suas expectativas. A hotelaria hospitalar atua com o propósito de melhores condições para o cliente de saúde passar seus dias de estadia. Para este estudo foram escolhidos 5 hospitais, sendo 2 públicos e 3 privados, diagnosticando os serviços pertinentes à hotelaria hospitalar. Estudo de natureza qualitativa, do tipo transversal, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a seguinte metodologia: Aplicação de questionários com os gestores através de 5 perguntas abertas; avaliação dos serviços prestados pelo hospital utilizando o instrumento SERVPERF, classificando-os como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e diagnóstico por meio observativo atribuindo notas de 0 a 5 nos quesitos: acessibilidade, segurança, estrutura organizacional, atendimento, controle de satisfação, padronização dos uniformes, higienização e mídias sociais. A análise dos resultados revelou a potencialidade da hotelaria hospitalar, suas necessidades e barreiras nos hospitais da Cidade do Natal. Os resultados indicaram a melhoria que a HH gera na estadia do paciente e acompanhante e os cuidados envolvendo a hospitalidade, humanização e outros serviços (entretenimento, conforto, bem-estar). Fazem-se necessárias melhorias na regulamentação deste serviço, na qualificação de mão de obra e no efetivo conhecimento do mercado por parte dos gestores e usuários em potencial.