Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes

Em decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Maria Aparecida da
Outros Autores: Chagas, Márcio Marreiro das
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37578
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37578
record_format dspace
spelling ri-123456789-375782021-09-22T13:54:32Z Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes Silva, Maria Aparecida da Chagas, Márcio Marreiro das Porto, Carlos Humberto Lima, Renata Mayara Moreira de Imagem de destinos Formação da imagem Visitantes e não visitantes Em decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao consumidor durante o processo de escolha do destino. O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam no processo da formação da imagem de Natal, sob a percepção de dois grupos distintos, visitantes e não visitantes. Para responder os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, tendo como método o enfoque analítico quantitativo. A amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência, mas houve a necessidade de se utilizar o método de seleção dos respondentes através do modo aleatório simples, que é uma característica da amostra probabilística. Diante a análise dos questionários aplicados a 167 indivíduos, (90 visitantes e 77 não visitantes de Natal) observou-se que a escolha de Natal para visitação se dá devido as suas belezas naturais, lazer e entretenimento, relaxamento/fuga do cotidiano e o sol e praia, e a sua imagem está vinculada principalmente aos aspectos naturais, tendo destaque para as praias existentes no destino. A formação dessa imagem se dá pelos meios induzidos e pela divulgação boca a boca. 2017-09-19T12:32:50Z 2021-09-22T13:54:32Z 2017-09-19T12:32:50Z 2021-09-22T13:54:32Z 2014 bachelorThesis 2010017498 SILVA, Maria Aparecida da. Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37578 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Imagem de destinos
Formação da imagem
Visitantes e não visitantes
spellingShingle Imagem de destinos
Formação da imagem
Visitantes e não visitantes
Silva, Maria Aparecida da
Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
description Em decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao consumidor durante o processo de escolha do destino. O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam no processo da formação da imagem de Natal, sob a percepção de dois grupos distintos, visitantes e não visitantes. Para responder os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, tendo como método o enfoque analítico quantitativo. A amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência, mas houve a necessidade de se utilizar o método de seleção dos respondentes através do modo aleatório simples, que é uma característica da amostra probabilística. Diante a análise dos questionários aplicados a 167 indivíduos, (90 visitantes e 77 não visitantes de Natal) observou-se que a escolha de Natal para visitação se dá devido as suas belezas naturais, lazer e entretenimento, relaxamento/fuga do cotidiano e o sol e praia, e a sua imagem está vinculada principalmente aos aspectos naturais, tendo destaque para as praias existentes no destino. A formação dessa imagem se dá pelos meios induzidos e pela divulgação boca a boca.
author2 Chagas, Márcio Marreiro das
author_facet Chagas, Márcio Marreiro das
Silva, Maria Aparecida da
format bachelorThesis
author Silva, Maria Aparecida da
author_sort Silva, Maria Aparecida da
title Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
title_short Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
title_full Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
title_fullStr Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
title_full_unstemmed Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
title_sort análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico natal sob a percepção de visitantes e não visitantes
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37578
work_keys_str_mv AT silvamariaaparecidada analisedosfatoresinfluenciadoresdoprocessodeformacaodaimagemdodestinoturisticonatalsobapercepcaodevisitantesenaovisitantes
_version_ 1773960822383443968