Análise dos fatores influenciadores do processo de formação da imagem do destino turístico Natal sob a percepção de visitantes e não visitantes

Em decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Maria Aparecida da
Outros Autores: Chagas, Márcio Marreiro das
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37578
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Em decorrência da relevância da atividade turística para a economia mundial, o número de localidades que desejam aperfeiçoar-se turisticamente cresce significativamente a cada dia, ocasionando maior competitividade entre as destinações. É neste contexto que surge a importância da imagem junto ao consumidor durante o processo de escolha do destino. O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam no processo da formação da imagem de Natal, sob a percepção de dois grupos distintos, visitantes e não visitantes. Para responder os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, tendo como método o enfoque analítico quantitativo. A amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência, mas houve a necessidade de se utilizar o método de seleção dos respondentes através do modo aleatório simples, que é uma característica da amostra probabilística. Diante a análise dos questionários aplicados a 167 indivíduos, (90 visitantes e 77 não visitantes de Natal) observou-se que a escolha de Natal para visitação se dá devido as suas belezas naturais, lazer e entretenimento, relaxamento/fuga do cotidiano e o sol e praia, e a sua imagem está vinculada principalmente aos aspectos naturais, tendo destaque para as praias existentes no destino. A formação dessa imagem se dá pelos meios induzidos e pela divulgação boca a boca.