Análise do uso de ferramentas de busca na Internet para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas pelos alunos da graduação em Turismo da UFRN

A acessibilidade é um fator característico para o mundo atual, pois a facilidade de se ter acesso a uma determinada coisa ou assunto tem maior volume. A Internet é a principal responsável por essa realidade em que vivemos. No contexto acadêmico não é diferente. As pesquisas acadêmicas são mais fácei...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vaz, Wellington Medeiros de Araújo
Outros Autores: Chagas, Márcio Marreiro das
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37572
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Descrição
Resumo:A acessibilidade é um fator característico para o mundo atual, pois a facilidade de se ter acesso a uma determinada coisa ou assunto tem maior volume. A Internet é a principal responsável por essa realidade em que vivemos. No contexto acadêmico não é diferente. As pesquisas acadêmicas são mais fáceis de serem feitas graças às ferramentas de busca na Internet, pois os conteúdos são dispostos de maneira que seu acesso seja disponível para qualquer pessoa – seja de forma gratuita ou paga – de modo que facilite as pesquisas acadêmicas. Diante deste contexto, este presente estudo pretendeu analisar o uso de ferramentas de busca na Internet para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas no curso de turismo da UFRN, identificando as ferramentas de busca mais usadas no contexto acadêmico em turismo por alunos de graduação; verificando as formas de uso destas ferramentas e levantando as vantagens e desvantagens do uso delas sob a percepção dos alunos da graduação em turismo. A metodologia deu-se de forma exploratório-descritiva, com enfoque analítico qualitativo, a amostra foi definida por conveniência, por meio de entrevistas realizadas com dois alunos de cada matrícula, a partir de 2008.1 até 2011.2, ou seja, dezoito. A discussão dos resultados foi feita com base na análise de conteúdo. Este estudo constatou que apesar do fato do Google ser uma ferramenta de busca na Internet usada por todos os alunos entrevistados, quando o fator é relevância, o Google Acadêmico é o mais reconhecido. Também foi verificado que as pesquisas acadêmicas noutros idiomas ainda são poucas, apesar de alguns se interessarem sobre autores estrangeiros. Este estudo mostrou que ter facilidade em fazer pesquisas acadêmicas na Internet não influencia no fato de gostar de fazê-lo, e sim, os alunos, pelo uso constante dos motores de busca na Web, identificam melhor suas dificuldades.