Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Pla...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37540 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-375402021-09-22T13:53:24Z Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico Silva, Danilo Serafim da Mendes Filho, Luiz Augusto Machado Chagas, Márcio Marreiro das Cruz, Shirley Pereira de Souza Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online. 2017-09-15T17:07:16Z 2021-09-22T13:53:24Z 2017-09-15T17:07:16Z 2021-09-22T13:53:24Z 2013 bachelorThesis 2010017277 SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental |
spellingShingle |
Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental Silva, Danilo Serafim da Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
description |
O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online. |
author2 |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
author_facet |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado Silva, Danilo Serafim da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Danilo Serafim da |
author_sort |
Silva, Danilo Serafim da |
title |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_short |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_full |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_fullStr |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_full_unstemmed |
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
title_sort |
conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 |
work_keys_str_mv |
AT silvadaniloserafimda conteudogeradopelousuarionainternetcomofatorinfluenciadornoprocessodeintencaodeescolhadeumdestinoturistico |
_version_ |
1773958598597017600 |