Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico

O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Pla...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Danilo Serafim da
Outros Autores: Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37540
record_format dspace
spelling ri-123456789-375402021-09-22T13:53:24Z Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico Silva, Danilo Serafim da Mendes Filho, Luiz Augusto Machado Chagas, Márcio Marreiro das Cruz, Shirley Pereira de Souza Conteúdo gerado pelo usuário Internet Comentários de destinos de viagem na internet Teoria do Comportamento Planejado Intenção comportamental O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online. 2017-09-15T17:07:16Z 2021-09-22T13:53:24Z 2017-09-15T17:07:16Z 2021-09-22T13:53:24Z 2013 bachelorThesis 2010017277 SILVA, Danilo Serafim da. Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Conteúdo gerado pelo usuário
Internet
Comentários de destinos de viagem na internet
Teoria do Comportamento Planejado
Intenção comportamental
spellingShingle Conteúdo gerado pelo usuário
Internet
Comentários de destinos de viagem na internet
Teoria do Comportamento Planejado
Intenção comportamental
Silva, Danilo Serafim da
Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
description O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.
author2 Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
author_facet Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Silva, Danilo Serafim da
format bachelorThesis
author Silva, Danilo Serafim da
author_sort Silva, Danilo Serafim da
title Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_short Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_full Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_fullStr Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_full_unstemmed Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
title_sort conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540
work_keys_str_mv AT silvadaniloserafimda conteudogeradopelousuarionainternetcomofatorinfluenciadornoprocessodeintencaodeescolhadeumdestinoturistico
_version_ 1773958598597017600