Conteúdo gerado pelo usuário na internet como fator influenciador no processo de intenção de escolha de um destino turístico

O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Pla...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Danilo Serafim da
Outros Autores: Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37540
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O Comentário Gerado pelo Usuário (CGU) tem proporcionado significativa importância como fator decisório no processo de compra de serviços e produtos turísticos, e escolha por destinos turísticos vem ganhando destaque. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, onde se analisou o uso de Comentários de Destinos de Viagem da Internet como fator influenciador na intenção de escolha de um destino turístico. Para este estudo foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, com perguntas estruturadas e fechadas, o qual foi aplicado de forma aleatória. A metodologia deste trabalho foi utilizada pesquisa quantitativa e descritiva-exploratória. Utilizou-se ainda um levantamento de dados do tipo Survey com 135 pessoas, onde os resultados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com a técnica Partial Least Squares (PLS). Verificou-se a partir da análise dos resultados que a maioria das pessoas utiliza os Comentários de Destinos de Viagem na Internet, o qual influenciou na intenção de escolha do destino turístico. Por meio da análise da Teoria do Comportamento Planejado, pelos resultados, verifica-se no modelo estrutural que duas das três hipóteses foram confirmadas (H1 e H2) e apenas uma foi rejeitada (H3). Corrobora-se que a variável atitude, bem como a variável normas subjetivas em usar Comentários de Destinos de Viagem na Internet influencia positivamente a sua intenção de utilizá-la quando fazendo escolha de um destino turístico. Pode-se afirmar que a utilização de Comentários de Destinos de Viagem na Internet pode influenciar a intenção de escolha de um destino turístico para as pessoas que planejam sua viagem online.