Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada

Objetivo: Analisar de que maneira a imagem do destino influência a intenção dos intercambistas da Aiesec de recomendar e-ou revisitarem Natal. Metodologia: Baseado na investigação de Cebola (2014) sobre a percepção dos turistas nacionais e estrangeiros no destino de Sintra, realizou-se algumas adapt...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Lucas Barreto Araújo de
Outros Autores: Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37491
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37491
record_format dspace
spelling ri-123456789-374912021-09-22T13:52:19Z Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada Carvalho, Lucas Barreto Araújo de Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira Victor Hugo da Silva Mendes Filho, Luiz Augusto Machado Imagem de destinos turísticos Intercambistas Analise fatorial Turismo AIESEC Objetivo: Analisar de que maneira a imagem do destino influência a intenção dos intercambistas da Aiesec de recomendar e-ou revisitarem Natal. Metodologia: Baseado na investigação de Cebola (2014) sobre a percepção dos turistas nacionais e estrangeiros no destino de Sintra, realizou-se algumas adaptações para ser aplicado em Natal-RN. O modelo proposto de investigação foi baseado em 3 hipóteses, onde os componentes afetivo, cognitivo e sensorial se relacionariam tendo como resultado a imagem global da cidade de Natal. O estudo busca relacionar a imagem global obtida com a intenção de recomendar e/ou revisitar Natal. Resultados: Os fatores motivacionais apontam que o boca a boca tem maiores índices de importância ao processo de escolha do destino seguido pela opinião de amigos e familiares, agencias de viagem, postos de turismo e experiências anteriores. No componente sensorial verificou-se níveis altos de médias em agradável e estimulante, obtendo resultados de 4,24 e 4,01 respectivamente. Atesta no componente cognitivo índices elevados em meio ambiente, seguidos por fácil acesso a cidade, cidade calma e infra-estrutura de qualidade. O componente afetivo revela altos índices nas variáveis: pessoas amigáveis, pessoas interessantes, animada e boa vida noturna. Conclusão: Levando-se em conta a análise da influência da imagem do destino como fator que afeta diretamente a intenção de retorno e de falar positivamente do destino, um estudo preliminar foi realizado para melhor compreender o fenômeno. E desse modo, através dos dados, entende-se que existem três componentes da imagem, ais precisamente: afetivo, cognitivo e sensorial. O componente afetivo é composto pelas variáveis: animação, vida noturna, entretenimento noturno, pessoas interessantes e pessoas amigáveis. O componente cognitivo por: fácil acesso à cidade, ambiente harmonioso, calmo, sofisticado, infra-estrutura de qualidade e local seguro. E relativo ao componente sensorial as variáveis: agradável, estimulante, emocionante e relaxante. Vale lembrar que esse estudo foi realizado uma investigação de caráter exploratório, com o intuito de ter um tratamento adequado dos dados para consecução de técnicas posteriores. A análise descritiva preliminar afirma haver altos índices relativos à intenção de recomendar e revisitar Natal. No entanto, ainda não há como identificar correlações específicas entre as variáveis visto que é necessária a execução de técnicas mais avançadas. Foi sugerido um modelo estrutural de análise da imagem de natal com a adição da dimensão “componente sensorial”. 2017-10-26T12:48:40Z 2021-09-22T13:52:19Z 2017-10-26T12:48:40Z 2021-09-22T13:52:19Z 2017 bachelorThesis 2012962804 CARVALHO, Lucas Barreto Araújo de. Imagem de destino turístico na visão de intercambistas AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37491 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Imagem de destinos turísticos
Intercambistas
Analise fatorial
Turismo
AIESEC
spellingShingle Imagem de destinos turísticos
Intercambistas
Analise fatorial
Turismo
AIESEC
Carvalho, Lucas Barreto Araújo de
Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada
description Objetivo: Analisar de que maneira a imagem do destino influência a intenção dos intercambistas da Aiesec de recomendar e-ou revisitarem Natal. Metodologia: Baseado na investigação de Cebola (2014) sobre a percepção dos turistas nacionais e estrangeiros no destino de Sintra, realizou-se algumas adaptações para ser aplicado em Natal-RN. O modelo proposto de investigação foi baseado em 3 hipóteses, onde os componentes afetivo, cognitivo e sensorial se relacionariam tendo como resultado a imagem global da cidade de Natal. O estudo busca relacionar a imagem global obtida com a intenção de recomendar e/ou revisitar Natal. Resultados: Os fatores motivacionais apontam que o boca a boca tem maiores índices de importância ao processo de escolha do destino seguido pela opinião de amigos e familiares, agencias de viagem, postos de turismo e experiências anteriores. No componente sensorial verificou-se níveis altos de médias em agradável e estimulante, obtendo resultados de 4,24 e 4,01 respectivamente. Atesta no componente cognitivo índices elevados em meio ambiente, seguidos por fácil acesso a cidade, cidade calma e infra-estrutura de qualidade. O componente afetivo revela altos índices nas variáveis: pessoas amigáveis, pessoas interessantes, animada e boa vida noturna. Conclusão: Levando-se em conta a análise da influência da imagem do destino como fator que afeta diretamente a intenção de retorno e de falar positivamente do destino, um estudo preliminar foi realizado para melhor compreender o fenômeno. E desse modo, através dos dados, entende-se que existem três componentes da imagem, ais precisamente: afetivo, cognitivo e sensorial. O componente afetivo é composto pelas variáveis: animação, vida noturna, entretenimento noturno, pessoas interessantes e pessoas amigáveis. O componente cognitivo por: fácil acesso à cidade, ambiente harmonioso, calmo, sofisticado, infra-estrutura de qualidade e local seguro. E relativo ao componente sensorial as variáveis: agradável, estimulante, emocionante e relaxante. Vale lembrar que esse estudo foi realizado uma investigação de caráter exploratório, com o intuito de ter um tratamento adequado dos dados para consecução de técnicas posteriores. A análise descritiva preliminar afirma haver altos índices relativos à intenção de recomendar e revisitar Natal. No entanto, ainda não há como identificar correlações específicas entre as variáveis visto que é necessária a execução de técnicas mais avançadas. Foi sugerido um modelo estrutural de análise da imagem de natal com a adição da dimensão “componente sensorial”.
author2 Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
author_facet Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
Carvalho, Lucas Barreto Araújo de
format bachelorThesis
author Carvalho, Lucas Barreto Araújo de
author_sort Carvalho, Lucas Barreto Araújo de
title Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada
title_short Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada
title_full Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada
title_fullStr Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada
title_full_unstemmed Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada
title_sort imagem de destino turístico na visão de intercambistas (aiesec (natal/rn): uma abordagem multivariada
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37491
work_keys_str_mv AT carvalholucasbarretoaraujode imagemdedestinoturisticonavisaodeintercambistasaiesecnatalrnumaabordagemmultivariada
_version_ 1773967182714109952