Imagem de destino turístico na visão de intercambistas (AIESEC (Natal/RN): uma abordagem multivariada

Objetivo: Analisar de que maneira a imagem do destino influência a intenção dos intercambistas da Aiesec de recomendar e-ou revisitarem Natal. Metodologia: Baseado na investigação de Cebola (2014) sobre a percepção dos turistas nacionais e estrangeiros no destino de Sintra, realizou-se algumas adapt...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Lucas Barreto Araújo de
Outros Autores: Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37491
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Descrição
Resumo:Objetivo: Analisar de que maneira a imagem do destino influência a intenção dos intercambistas da Aiesec de recomendar e-ou revisitarem Natal. Metodologia: Baseado na investigação de Cebola (2014) sobre a percepção dos turistas nacionais e estrangeiros no destino de Sintra, realizou-se algumas adaptações para ser aplicado em Natal-RN. O modelo proposto de investigação foi baseado em 3 hipóteses, onde os componentes afetivo, cognitivo e sensorial se relacionariam tendo como resultado a imagem global da cidade de Natal. O estudo busca relacionar a imagem global obtida com a intenção de recomendar e/ou revisitar Natal. Resultados: Os fatores motivacionais apontam que o boca a boca tem maiores índices de importância ao processo de escolha do destino seguido pela opinião de amigos e familiares, agencias de viagem, postos de turismo e experiências anteriores. No componente sensorial verificou-se níveis altos de médias em agradável e estimulante, obtendo resultados de 4,24 e 4,01 respectivamente. Atesta no componente cognitivo índices elevados em meio ambiente, seguidos por fácil acesso a cidade, cidade calma e infra-estrutura de qualidade. O componente afetivo revela altos índices nas variáveis: pessoas amigáveis, pessoas interessantes, animada e boa vida noturna. Conclusão: Levando-se em conta a análise da influência da imagem do destino como fator que afeta diretamente a intenção de retorno e de falar positivamente do destino, um estudo preliminar foi realizado para melhor compreender o fenômeno. E desse modo, através dos dados, entende-se que existem três componentes da imagem, ais precisamente: afetivo, cognitivo e sensorial. O componente afetivo é composto pelas variáveis: animação, vida noturna, entretenimento noturno, pessoas interessantes e pessoas amigáveis. O componente cognitivo por: fácil acesso à cidade, ambiente harmonioso, calmo, sofisticado, infra-estrutura de qualidade e local seguro. E relativo ao componente sensorial as variáveis: agradável, estimulante, emocionante e relaxante. Vale lembrar que esse estudo foi realizado uma investigação de caráter exploratório, com o intuito de ter um tratamento adequado dos dados para consecução de técnicas posteriores. A análise descritiva preliminar afirma haver altos índices relativos à intenção de recomendar e revisitar Natal. No entanto, ainda não há como identificar correlações específicas entre as variáveis visto que é necessária a execução de técnicas mais avançadas. Foi sugerido um modelo estrutural de análise da imagem de natal com a adição da dimensão “componente sensorial”.