Gestão de eventos na hotelaria: a utilização do ROI nos empreendimentos da Praia da Pipa/ RN-Brasil Natal

Os eventos tem se tornado de certa forma ferramenta estratégica capaz de movimentar a economia do país. A cadeia produtiva do turismo possui potencial com capacidade de gerar emprego e renda possibilitando impacto positivo sobre a qualidade de vida da população. A presente pesquisa tem como objeto d...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Teixeira, Emanuelly de Almeida
Outros Autores: Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37474
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Descrição
Resumo:Os eventos tem se tornado de certa forma ferramenta estratégica capaz de movimentar a economia do país. A cadeia produtiva do turismo possui potencial com capacidade de gerar emprego e renda possibilitando impacto positivo sobre a qualidade de vida da população. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o distrito turístico da Praia da Pipa/RN/Brasil, uma das principais portas de captação de turista do polo costa das Dunas, localizado no litoral sul da região nordeste, especificamente na cidade de Tibau do Sul. Dessa forma a pesquisa tem como foco a temática impacto dos eventos na hotelaria. Nesse sentido tem como objetivo analisar os impactos dos eventos realizados na Praia de Pipa- Tibau do Sul\ RN-Brasil, e seus impactos nos meios de hospedagem. Os eventos aumenta o fluxo de visitantes no local turístico, bem como eleva o desenvolvimento monetário a partir da movimentação turística, pois isso ocorre devido os eventos possuírem potencial que contribui com o deslocamento de turistas aumentando a demanda turística da região período dos eventos. Além de caracterizar os eventos estratégicos que movimenta a infraestrutura hoteleira, e os serviços, ainda possui o dever de identificar a qualidade da estrutura hoteleira ofertado. Para a realização da pesquisa utilizou-se da metodologia exploratória descritiva com abordagem qualitativa, onde buscou-se os empreendimentos turísticos especificamente hotéis, com objetivo de coletar dados através das respostas obtida pelos 5 gerentes entrevistados. Durante a realização do estudo percebeu-se as necessidades de interação entre o setor público e o privado, as falhas ocorridas na elaboração dos eventos, assim como a falta de planejamento de um possível calendário de eventos para a destinação em questão.