Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A

Os avanços tecnológicos e a liberalização do mercado aéreo impulsionaram a aviação comercial em todo o mundo. Mais tarde, o surgimento das companhias aéreas de baixo-custo revolucionaram o setor fazendo com que outras empresas reajustassem suas estratégias de acordo com esse novo modelo de negóci...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
Outros Autores: Silva, Michel Jairo Vieira da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37424
record_format dspace
spelling ri-123456789-374242021-09-22T13:51:13Z Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz Silva, Michel Jairo Vieira da Castro, Cleber Augusto Trindade Dutra, José Enéas Gol Linhas Aéreas Low Cost Avaliação cliente Os avanços tecnológicos e a liberalização do mercado aéreo impulsionaram a aviação comercial em todo o mundo. Mais tarde, o surgimento das companhias aéreas de baixo-custo revolucionaram o setor fazendo com que outras empresas reajustassem suas estratégias de acordo com esse novo modelo de negócio. Dessa forma, explica-se aqui como se deu esse processo no Brasil, a partir da análise da companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. Expõe-se o perfil do passageiro, usuário dos serviços da Gol, e suas opiniões relativas à infraestrutura e superestrutura da empresa, conforme pesquisa bibliográfica e aplicação de 34 questionários de uma amostra aleatória de viajantes feita no aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, no Rio Grande do Norte. Conclui-se, após a análise da opinião dos consumidores, que a companhia aérea se apresenta de forma bem satisfatória ao que se refere à segurança, bem como, a outros aspectos inerentes à operacionalização da mesma. Por outro, os aspectos considerados como negativos evidenciaram a insatisfação do cliente, representado pelo desconforto durante a viagem, proporcionado, especificamente, pela falta de espaço entre os assentos, característico de uma empresa low cost. Constata-se também que a estratégia de Low Cost, quando se trata da Gol, apresenta uma imagem confusa de oferta, sendo a mesma caracterizada normalmente pelo seu cliente como uma companhia tradicional. 2017-10-11T14:19:19Z 2021-09-22T13:51:13Z 2017-10-11T14:19:19Z 2021-09-22T13:51:13Z 2015 bachelorThesis 2012962420 FIAIS, Damares Miquele Figueiredo da Paz. Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Turismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gol Linhas Aéreas
Low Cost
Avaliação cliente
spellingShingle Gol Linhas Aéreas
Low Cost
Avaliação cliente
Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
description Os avanços tecnológicos e a liberalização do mercado aéreo impulsionaram a aviação comercial em todo o mundo. Mais tarde, o surgimento das companhias aéreas de baixo-custo revolucionaram o setor fazendo com que outras empresas reajustassem suas estratégias de acordo com esse novo modelo de negócio. Dessa forma, explica-se aqui como se deu esse processo no Brasil, a partir da análise da companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. Expõe-se o perfil do passageiro, usuário dos serviços da Gol, e suas opiniões relativas à infraestrutura e superestrutura da empresa, conforme pesquisa bibliográfica e aplicação de 34 questionários de uma amostra aleatória de viajantes feita no aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, no Rio Grande do Norte. Conclui-se, após a análise da opinião dos consumidores, que a companhia aérea se apresenta de forma bem satisfatória ao que se refere à segurança, bem como, a outros aspectos inerentes à operacionalização da mesma. Por outro, os aspectos considerados como negativos evidenciaram a insatisfação do cliente, representado pelo desconforto durante a viagem, proporcionado, especificamente, pela falta de espaço entre os assentos, característico de uma empresa low cost. Constata-se também que a estratégia de Low Cost, quando se trata da Gol, apresenta uma imagem confusa de oferta, sendo a mesma caracterizada normalmente pelo seu cliente como uma companhia tradicional.
author2 Silva, Michel Jairo Vieira da
author_facet Silva, Michel Jairo Vieira da
Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
format bachelorThesis
author Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
author_sort Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
title Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_short Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_full Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_fullStr Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_full_unstemmed Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_sort empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da gol linhas aéreas inteligentes s/a
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424
work_keys_str_mv AT fiaisdamaresmiquelefigueiredodapaz empresasaereasdelowcostumestudodecasodagollinhasaereasinteligentessa
_version_ 1773962633706209280