Capacitismo: um relato de estudo a partir de experiências no trabalho como cuidadora na educação especial

Esta pesquisa enfocará questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade a partir da visão de uma cuidadora de crianças com deficiência na Educação Infantil. Neste sentido, traz uma relação entre as reflexões teóricas desenvolvidas na universidade sobre o capacitismo e a prática escolar. C...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Ednara Nascimento
Outros Autores: Bon, Gabriela
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37391
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Descrição
Resumo:Esta pesquisa enfocará questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade a partir da visão de uma cuidadora de crianças com deficiência na Educação Infantil. Neste sentido, traz uma relação entre as reflexões teóricas desenvolvidas na universidade sobre o capacitismo e a prática escolar. Com isso, a pesquisa buscou analisar algumas ações que envolvem o capacitismo dentro do espaço de sala de aula, bem como descrever as políticas públicas que acompanham a Educação Inclusiva no Brasil para, por fim, identificar os principais desafios e barreiras enfrentadas pelo professor no trabalho com crianças com deficiência. Sobre o procedimento metodológico, o estudo se baseou na pesquisa bibliografia e normativa: o primeiro momento buscou compreender na literatura as diferentes abordagens sobre a Educação Inclusiva, o capacitismo e o papel do professor, além do mais analisa os documentos legislativos implantados ao longo da história. O segundo momento teve um rumo voltado para observações feitas durante o período de atuação como cuidadora de aluno com necessidades educacionais especiais. Por fim, com a realização desse trabalho, foi possível identificar que mesmo com toda garantia legal ainda é possível encontrar dentro do espaço escolar barreiras que distancia a inclusão do aluno com deficiência. Outro ponto discutido está relacionado às ações capacitistas que comumente podem ser identificadas no cotidiano escolar em simples práticas, como também os desafios que o professor se depara como a falta de formação específica e o apoio pedagógico para garantir o ensino de qualidade.