Entrevistas sociais e a escuta qualificada no Serviço Social: possibilidades socioeducativas no exercício profissional na Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência - CAPAP/UFRN

Este trabalho aborda a entrevista social, enquanto instrumento técnico de atuação do Serviço Social na Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência – CAPAP, um dos setores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Centra sua dis...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Anielle Barbosa da
Outros Autores: Nicolau, Maria Célia Correia
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37360
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Descrição
Resumo:Este trabalho aborda a entrevista social, enquanto instrumento técnico de atuação do Serviço Social na Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência – CAPAP, um dos setores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Centra sua discussão no momento da entrevista como instrumental técnico utilizado pelo assistente social para obter dados e realizar sua análise e escolher o melhor caminho na sua metodológico na intervenção profissional. A entrevista social possibilita o contato direto do assistente social com o usuário/estudante gerando um vínculo de aproximação entre eles e viabilizando, além da inclusão nos programas que auxiliam a permanência, também permite a identificação de demandas, muitas vezes não expressas ou que fogem ao foco de atendimento da assistência estudantil. Outra grande contribuição da entrevista, enquanto instrumento técnico-operativo articulado aos demais dimensões teórico-metodológico, ético-políticos são as ações socioeducativas, contribuindo para o reconhecimento do usuário como ser social de direitos e contribuindo para sua emancipação e autonomia sujeito.