Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news

There are several benefits that the Internet and technological advances present, however, they also make room for the massive circulation of information that can be both true and false. Thus, being able to discern this information becomes fundamental in cyberspace. This work presents a study on the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Monteiro, Joyce Ingrid dos Santos
Outros Autores: Casimiro, Adelaide Helena Targino
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Web
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37332
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37332
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Fake news
Bibliotecário
Divulgação científica
Competência crítica em informação
Internet
Librarian
Scientific divulgation
Critical information literacy
Web
spellingShingle Fake news
Bibliotecário
Divulgação científica
Competência crítica em informação
Internet
Librarian
Scientific divulgation
Critical information literacy
Web
Monteiro, Joyce Ingrid dos Santos
Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
description There are several benefits that the Internet and technological advances present, however, they also make room for the massive circulation of information that can be both true and false. Thus, being able to discern this information becomes fundamental in cyberspace. This work presents a study on the fight against fake news, through the development of critical information literacy combined with scientific dissemination and professional librarians. It aims to understand the role of the librarian, critical information literacy and scientific dissemination in the fight against fake news, in order to minimize the circulation of false news and information, in order to minimize the circulation of false news and information. Discusses the role of the librarian in this context. It points out tools and criteria for validating information and its sources. It uses as empirical research sources the academic Google Scholar, the Periódicos Capes Portal, the Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Bardin's content analysis technique to describe and interpret everything the material collected. Two booklets were developed – one for the general public and the other for librarians – as instruments for facilitating scientific dissemination. Therefore, it emphasizes the need to develop materials and ways of working the critical information literacy in individuals, opening a dialogue between science and society, in order to reduce disinformation, inserting the librarian as a mediator and educator to raise awareness and help to develop the individual/citizen, aiming to minimize the impact of fake news on society.
author2 Casimiro, Adelaide Helena Targino
author_facet Casimiro, Adelaide Helena Targino
Monteiro, Joyce Ingrid dos Santos
format bachelorThesis
author Monteiro, Joyce Ingrid dos Santos
author_sort Monteiro, Joyce Ingrid dos Santos
title Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
title_short Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
title_full Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
title_fullStr Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
title_full_unstemmed Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
title_sort competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37332
work_keys_str_mv AT monteirojoyceingriddossantos competenciacriticaeminformacaobibliotecarioedivulgacaocientificaumapropostaparaocombateasfakenews
AT monteirojoyceingriddossantos criticalinformationliteracylibrarianandscientificdisseminationaproposaltofightfakenews
_version_ 1773961540861427712
spelling ri-123456789-373322021-10-04T15:36:40Z Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news Critical information literacy, librarian and scientific dissemination: a proposal to fight fake news Monteiro, Joyce Ingrid dos Santos Casimiro, Adelaide Helena Targino http://lattes.cnpq.br/3334474061824717 https://orcid.org/0000-0001-9088-9621 http://lattes.cnpq.br/3440365758494156 Casimiro, Adelaide Helena Targino https://orcid.org/0000-0001-9088-9621 http://lattes.cnpq.br/3440365758494156 Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho https://orcid.org/0000-0003-2463-7914 http://lattes.cnpq.br/0229537475582012 Brasileiro, Candice Lopes http://lattes.cnpq.br/1429445680345580 Fake news Bibliotecário Divulgação científica Competência crítica em informação Internet Librarian Scientific divulgation Critical information literacy Web There are several benefits that the Internet and technological advances present, however, they also make room for the massive circulation of information that can be both true and false. Thus, being able to discern this information becomes fundamental in cyberspace. This work presents a study on the fight against fake news, through the development of critical information literacy combined with scientific dissemination and professional librarians. It aims to understand the role of the librarian, critical information literacy and scientific dissemination in the fight against fake news, in order to minimize the circulation of false news and information, in order to minimize the circulation of false news and information. Discusses the role of the librarian in this context. It points out tools and criteria for validating information and its sources. It uses as empirical research sources the academic Google Scholar, the Periódicos Capes Portal, the Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Bardin's content analysis technique to describe and interpret everything the material collected. Two booklets were developed – one for the general public and the other for librarians – as instruments for facilitating scientific dissemination. Therefore, it emphasizes the need to develop materials and ways of working the critical information literacy in individuals, opening a dialogue between science and society, in order to reduce disinformation, inserting the librarian as a mediator and educator to raise awareness and help to develop the individual/citizen, aiming to minimize the impact of fake news on society. Diversos são os benefícios que a Internet e o avanço tecnológico apresentam, contudo, também abrem espaço para a circulação massiva de informações que podem tanto ser verdadeiras como falsas. Desse modo, conseguir discernir essas informações torna-se fundamental no ciberespaço. Este trabalho apresenta um estudo sobre o combate às fake news, mediante o desenvolvimento da competência crítica em informação aliada à divulgação científica e ao profissional bibliotecário. Objetiva compreender o papel do bibliotecário, da competência crítica em informação e da divulgação científica no combate às fake news, com intuito de minimizar a circulação de notícias e informações falsas. Discorre sobre o papel do bibliotecário nesse contexto. Aponta ferramentas e critérios de validação das informações e das suas fontes. Utiliza como fontes de pesquisa empírica o Google acadêmico, o Portal de Periódicos Capes, a Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e a técnica de análise de conteúdo de Bardin para descrever e interpretar todo o material coletado. Desenvolveu-se duas cartilhas – uma para público em geral e outra para os bibliotecários – como instrumentos de divulgação científica facilitada. Ressalta-se, portanto, a necessidade de desenvolver materiais e maneiras de trabalhar a competência crítica em informação nos indivíduos, abrindo um diálogo entre ciência e sociedade, de forma a reduzir a desinformação, inserindo o bibliotecário como mediador e educador para conscientizar e ajudar a desenvolver o indivíduo/cidadão, objetivando minimizar o impacto das fake news na sociedade. 2021-09-20T21:15:02Z 2021-09-20T21:15:02Z 2021-09-06 bachelorThesis MONTEIRO, Joyce Ingrid dos Santos. Competência crítica em informação, bibliotecário e divulgação científica: uma proposta para o combate às fake news. 2021. 61f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37332 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia Departamento de Ciência da Informação