Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori

Despite numerous government incentives for education become accessible to all people, the rate of dropout and repetition in public schools still remains large. In order to propose an alternative to the current education, this Final Graduation Work presents an elaboration of a project of a primary an...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Macedo, Ana Gabriela Gomes de
Outros Autores: Lima, Mônica Maria Fernandes de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36899
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-36899
record_format dspace
spelling ri-123456789-368992021-09-20T20:03:00Z Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori Macedo, Ana Gabriela Gomes de Lima, Mônica Maria Fernandes de Medeiros, Luciana de Carvalho, Sheila Oliveira de Arquitetura escolar - Monografia Método Montessori - Monografia Projeto de arquitetura - Monografia Architectural Projects for Schoolhouse - Monography Montessori Method - Monography Architectural Design - Monography Despite numerous government incentives for education become accessible to all people, the rate of dropout and repetition in public schools still remains large. In order to propose an alternative to the current education, this Final Graduation Work presents an elaboration of a project of a primary and elementar school, that embrance children from 1 year to 12 years old, using the methodology designed by Maria Montessori. This study was based on theoretical research on school architecture, child development and education of children and youth in Brazil, in addition to studies of references, design parameters and projects constraints. The project seeks to solve issues of accessibility, comfort, functionality and flexibility in the educational environment, exploring the entertainment and sensory stimuli in the composition of the school building. Apesar de inúmeros estímulos governamentais para educação tornar-se acessível à todas as pessoas, a taxa de evasão e repetência em escolas públicas ainda continua sendo grande. Com o objetivo de propor uma alternativa à educação atual, este trabalho apresenta a elaboração de um anteprojeto de uma instituição para educação infantil e fundamental I e II, que atenda ao público de 1 ano à 12 anos, com base na metodologia idealizada por Maria Montessori. Esse trabalho foi embasado em pesquisas teóricas sob arquitetura escolar, desenvolvimento infantil e educação infanto-juvenil brasileira, além de estudos de referências, parâmetros e condicionantes projetuais. O projeto busca solucionar questões de acessibilidade, conforto, funcionalidade e flexibilidade no ambiente educacional, explorando a ludicidade e estímulos sensoriais na composição do edifício escolar. 2020-05-14T04:10:07Z 2021-09-20T20:03:00Z 2020-05-14T04:10:07Z 2021-09-20T20:03:00Z 2019-11-28 bachelorThesis 2012910227 MACÊDO, Ana Gabriela Gomes de. Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori. 2019. 137f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36899 pt_BR application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Arquitetura e Urbanismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Arquitetura escolar - Monografia
Método Montessori - Monografia
Projeto de arquitetura - Monografia
Architectural Projects for Schoolhouse - Monography
Montessori Method - Monography
Architectural Design - Monography
spellingShingle Arquitetura escolar - Monografia
Método Montessori - Monografia
Projeto de arquitetura - Monografia
Architectural Projects for Schoolhouse - Monography
Montessori Method - Monography
Architectural Design - Monography
Macedo, Ana Gabriela Gomes de
Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori
description Despite numerous government incentives for education become accessible to all people, the rate of dropout and repetition in public schools still remains large. In order to propose an alternative to the current education, this Final Graduation Work presents an elaboration of a project of a primary and elementar school, that embrance children from 1 year to 12 years old, using the methodology designed by Maria Montessori. This study was based on theoretical research on school architecture, child development and education of children and youth in Brazil, in addition to studies of references, design parameters and projects constraints. The project seeks to solve issues of accessibility, comfort, functionality and flexibility in the educational environment, exploring the entertainment and sensory stimuli in the composition of the school building.
author2 Lima, Mônica Maria Fernandes de
author_facet Lima, Mônica Maria Fernandes de
Macedo, Ana Gabriela Gomes de
format bachelorThesis
author Macedo, Ana Gabriela Gomes de
author_sort Macedo, Ana Gabriela Gomes de
title Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori
title_short Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori
title_full Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori
title_fullStr Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori
title_full_unstemmed Escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método Montessori
title_sort escola para sentir: uma alternativa de espaço de aprendizagem para crianças com base no método montessori
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36899
work_keys_str_mv AT macedoanagabrielagomesde escolaparasentirumaalternativadeespacodeaprendizagemparacriancascombasenometodomontessori
_version_ 1773960573455695872