Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.

O direito ao ensino garantido a todos os cidadãos pela Constituição Brasileira é um grande desafio para a educação do país. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular confronta com a falta de estrutura física e metodologias inadequadas nos ambientes de ensino. Com isso, o presente Trabal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Castro, Camila Lopes de
Outros Autores: Cavalcate, Eunádia Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36889
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-36889
record_format dspace
spelling ri-123456789-368892021-09-20T20:01:36Z Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. Castro, Camila Lopes de Cavalcate, Eunádia Silva Arquitetura escolar Desenho Universal Ensino fundamental O direito ao ensino garantido a todos os cidadãos pela Constituição Brasileira é um grande desafio para a educação do país. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular confronta com a falta de estrutura física e metodologias inadequadas nos ambientes de ensino. Com isso, o presente Trabalho Final de Graduação tem como objetivo desenvolver uma proposta de uma escola pública de ensino fundamental completo utilizando diretrizes do desenho universal a fim de promover a democratização de acesso e uso desse espaço. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas teóricas a respeito da arquitetura escolar, educação inclusiva e desenho universal, assim como realização de estudos de referência, observação comportamental em espaços educacionais, e elaboração de maquete física do terreno para estudo topográfico e volumétrico. O projeto tem enfoque nas questões de segurança, conforto e ludicidade do ambiente de ensino, sendo explorada a especificidade da deficiência visual e as formas de aprendizado e percepção que o edifício escolar pode proporcionar para esse público. 2018-05-21T16:27:31Z 2021-09-20T20:01:36Z 2018-05-21T16:27:31Z 2021-09-20T20:01:36Z 2017-12-07 bachelorThesis 2013002768 CASTRO, Camila Lopes de. Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. 2017. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36889 pt_BR openAccess application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Arquitetura e Urbanismo
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Arquitetura escolar
Desenho Universal
Ensino fundamental
spellingShingle Arquitetura escolar
Desenho Universal
Ensino fundamental
Castro, Camila Lopes de
Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
description O direito ao ensino garantido a todos os cidadãos pela Constituição Brasileira é um grande desafio para a educação do país. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular confronta com a falta de estrutura física e metodologias inadequadas nos ambientes de ensino. Com isso, o presente Trabalho Final de Graduação tem como objetivo desenvolver uma proposta de uma escola pública de ensino fundamental completo utilizando diretrizes do desenho universal a fim de promover a democratização de acesso e uso desse espaço. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas teóricas a respeito da arquitetura escolar, educação inclusiva e desenho universal, assim como realização de estudos de referência, observação comportamental em espaços educacionais, e elaboração de maquete física do terreno para estudo topográfico e volumétrico. O projeto tem enfoque nas questões de segurança, conforto e ludicidade do ambiente de ensino, sendo explorada a especificidade da deficiência visual e as formas de aprendizado e percepção que o edifício escolar pode proporcionar para esse público.
author2 Cavalcate, Eunádia Silva
author_facet Cavalcate, Eunádia Silva
Castro, Camila Lopes de
format bachelorThesis
author Castro, Camila Lopes de
author_sort Castro, Camila Lopes de
title Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
title_short Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
title_full Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
title_fullStr Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
title_full_unstemmed Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
title_sort sensória: anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de natal/rn.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36889
work_keys_str_mv AT castrocamilalopesde sensoriaanteprojetodeumaescolapublicadeensinofundamentalparaacidadedenatalrn
_version_ 1773963769238519808