Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN.
O direito ao ensino garantido a todos os cidadãos pela Constituição Brasileira é um grande desafio para a educação do país. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular confronta com a falta de estrutura física e metodologias inadequadas nos ambientes de ensino. Com isso, o presente Trabal...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36889 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-36889 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-368892021-09-20T20:01:36Z Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. Castro, Camila Lopes de Cavalcate, Eunádia Silva Arquitetura escolar Desenho Universal Ensino fundamental O direito ao ensino garantido a todos os cidadãos pela Constituição Brasileira é um grande desafio para a educação do país. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular confronta com a falta de estrutura física e metodologias inadequadas nos ambientes de ensino. Com isso, o presente Trabalho Final de Graduação tem como objetivo desenvolver uma proposta de uma escola pública de ensino fundamental completo utilizando diretrizes do desenho universal a fim de promover a democratização de acesso e uso desse espaço. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas teóricas a respeito da arquitetura escolar, educação inclusiva e desenho universal, assim como realização de estudos de referência, observação comportamental em espaços educacionais, e elaboração de maquete física do terreno para estudo topográfico e volumétrico. O projeto tem enfoque nas questões de segurança, conforto e ludicidade do ambiente de ensino, sendo explorada a especificidade da deficiência visual e as formas de aprendizado e percepção que o edifício escolar pode proporcionar para esse público. 2018-05-21T16:27:31Z 2021-09-20T20:01:36Z 2018-05-21T16:27:31Z 2021-09-20T20:01:36Z 2017-12-07 bachelorThesis 2013002768 CASTRO, Camila Lopes de. Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. 2017. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36889 pt_BR openAccess application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Arquitetura e Urbanismo |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Arquitetura escolar Desenho Universal Ensino fundamental |
spellingShingle |
Arquitetura escolar Desenho Universal Ensino fundamental Castro, Camila Lopes de Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. |
description |
O direito ao ensino garantido a todos os cidadãos pela Constituição Brasileira é um grande desafio para a educação do país. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular confronta com a falta de estrutura física e metodologias inadequadas nos ambientes de ensino. Com isso, o presente Trabalho Final de Graduação tem como objetivo desenvolver uma proposta de uma escola pública de ensino fundamental completo utilizando diretrizes do desenho universal a fim de promover a democratização de acesso e uso desse espaço. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas teóricas a respeito da arquitetura escolar, educação inclusiva e desenho universal, assim como realização de estudos de referência, observação comportamental em espaços educacionais, e elaboração de maquete física do terreno para estudo topográfico e volumétrico. O projeto tem enfoque nas questões de segurança, conforto e ludicidade do ambiente de ensino, sendo explorada a especificidade da deficiência visual e as formas de aprendizado e percepção que o edifício escolar pode proporcionar para esse público. |
author2 |
Cavalcate, Eunádia Silva |
author_facet |
Cavalcate, Eunádia Silva Castro, Camila Lopes de |
format |
bachelorThesis |
author |
Castro, Camila Lopes de |
author_sort |
Castro, Camila Lopes de |
title |
Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. |
title_short |
Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. |
title_full |
Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. |
title_fullStr |
Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. |
title_full_unstemmed |
Sensória: Anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Natal/RN. |
title_sort |
sensória: anteprojeto de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de natal/rn. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36889 |
work_keys_str_mv |
AT castrocamilalopesde sensoriaanteprojetodeumaescolapublicadeensinofundamentalparaacidadedenatalrn |
_version_ |
1773963769238519808 |