O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN

Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo ide...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Sheine Santos do
Outros Autores: Nicolau, Maria Célia Correia
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36613
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spelling ri-123456789-366132021-09-20T18:47:51Z O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN Nascimento, Sheine Santos do Nicolau, Maria Célia Correia Nicolau, Maria Célia Correia Souza, Ilka de Lima Pereira, Rosemery Medeiros Serviço social na educação Assistência estudantil Exercício profissional Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo identificar e analisar as demandas e os desafios postos à perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil neste espaço. Parte-se do pressuposto de que as transformações societárias no mundo do trabalho e no âmbito do Estado provocam o acirramento das expressões da questão social, aprofundando as necessidades da classe trabalhadora, que se transformam em demandas e requisições sociais ao trabalho dos assistentes sociais. Com o processo de expansão da rede federal de educação profissional no Brasil e, de maneira particular, no estado do Rio Grande do Norte, ampliam-se as possibilidades de acesso dos estudantes da classe trabalhadora a essa modalidade de ensino. Todavia, esse acesso não se realiza de forma distanciada das diversas necessidades que tecem as condições de existência desses estudantes. Neste sentido, analisam-se as demandas postas pelos discentes aos profissionais de Serviço Social e os desafios que perpassam a efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. Como caminho metodológico foram adotadas as pesquisas bibliográficas e de campo, envolvendo a revisão da literatura que abrange a problemática estudada e entrevistas semi-estruturadas com os assistentes sociais inseridos nos campi dessa instituição. As informações sistematizadas e analisadas ao possibilitarem a identificação das demandas dos estudantes, permitiram apreender, também, os desafios postos à efetivação da assistência estudantil, dentre os quais a insuficiência de recursos para atender a todos os estudantes que dela necessitam e a seletividade que tem caracterizado o acesso aos programas dessa assistência. A existência desses desafios no exercício cotidiano da profissão tem provocado os assistentes sociais a elaborarem estratégias em defesa da consolidação dos direitos dos estudantes, reveladas, dentre outras formas, na reivindicação pela ampliação de recursos destinados a assistência a esses educandos. A elaboração dessas estratégias torna evidente o compromisso assumido por estes profissionais em defesa do direito à assistência estudantil e, de uma forma mais ampla, do direto à educação no IFRN. 2018-10-23T21:10:50Z 2021-09-20T18:47:51Z 2018-10-23T21:10:50Z 2021-09-20T18:47:51Z 2015 bachelorThesis 2011044188 NASCIMENTO, Sheine Santos do. O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36613 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço social
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O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN
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publishDate 2018
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