O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN

Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo ide...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Sheine Santos do
Outros Autores: Nicolau, Maria Célia Correia
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36613
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Descrição
Resumo:Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo identificar e analisar as demandas e os desafios postos à perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil neste espaço. Parte-se do pressuposto de que as transformações societárias no mundo do trabalho e no âmbito do Estado provocam o acirramento das expressões da questão social, aprofundando as necessidades da classe trabalhadora, que se transformam em demandas e requisições sociais ao trabalho dos assistentes sociais. Com o processo de expansão da rede federal de educação profissional no Brasil e, de maneira particular, no estado do Rio Grande do Norte, ampliam-se as possibilidades de acesso dos estudantes da classe trabalhadora a essa modalidade de ensino. Todavia, esse acesso não se realiza de forma distanciada das diversas necessidades que tecem as condições de existência desses estudantes. Neste sentido, analisam-se as demandas postas pelos discentes aos profissionais de Serviço Social e os desafios que perpassam a efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. Como caminho metodológico foram adotadas as pesquisas bibliográficas e de campo, envolvendo a revisão da literatura que abrange a problemática estudada e entrevistas semi-estruturadas com os assistentes sociais inseridos nos campi dessa instituição. As informações sistematizadas e analisadas ao possibilitarem a identificação das demandas dos estudantes, permitiram apreender, também, os desafios postos à efetivação da assistência estudantil, dentre os quais a insuficiência de recursos para atender a todos os estudantes que dela necessitam e a seletividade que tem caracterizado o acesso aos programas dessa assistência. A existência desses desafios no exercício cotidiano da profissão tem provocado os assistentes sociais a elaborarem estratégias em defesa da consolidação dos direitos dos estudantes, reveladas, dentre outras formas, na reivindicação pela ampliação de recursos destinados a assistência a esses educandos. A elaboração dessas estratégias torna evidente o compromisso assumido por estes profissionais em defesa do direito à assistência estudantil e, de uma forma mais ampla, do direto à educação no IFRN.