A garantia dos direitos educacionais dos adolescentes em liberdade assistida frente ao serviço de execução de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de Natal
Este trabalho é resultado de um estudo sobre a dimensão educativa da medida de Liberdade Assistida (LA) e suas possibilidades na busca pela inserção social do adolescente autor de ato infracional, tendo como base a experiência do município de Natal – RN. A coleta dos dados foi realizada a partir da...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36611 |
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ri-123456789-366112021-09-20T18:47:44Z A garantia dos direitos educacionais dos adolescentes em liberdade assistida frente ao serviço de execução de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de Natal Cunha, Barbara Ellen Rebouças Alves, Mônica Maria Calixto de Farias Alves, Mônica Maria Calixto de Farias Teixeira, Fernando Gomes Silva, Maria Rosilene da Educação Liberdade assistida Medidas socioeducativas Este trabalho é resultado de um estudo sobre a dimensão educativa da medida de Liberdade Assistida (LA) e suas possibilidades na busca pela inserção social do adolescente autor de ato infracional, tendo como base a experiência do município de Natal – RN. A coleta dos dados foi realizada a partir da leitura em profundidade dos processos de execução da medida, com ênfase nos relatórios e Planos de Atendimento, documentos produzidos pelos orientadores do Serviço de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, fundamentalmente criada para atuar de maneira interventiva em nível municipal para a proteção das crianças e adolescentes no âmbito da sociedade, tem como um dos seus objetivos zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O presente trabalho apresentou esforço interpretativo sobre a participação da escola no cumprimento da LA. Para a realização do trabalho de campo, estudamos os principais atores da relação analisada, realizando uma pesquisa documental na SEMSEMA para comprovar a hipótese de que a relação entre as instituições de ensino e o SEMSEMA é ou não suficiente para proteger os direitos dos adolescentes em LA. 2018-10-23T21:44:20Z 2021-09-20T18:47:44Z 2018-10-23T21:44:20Z 2021-09-20T18:47:44Z 2014 bachelorThesis 2012960882 CUNHA, Barbara Ellen Rebouças. A garantia dos direitos educacionais dos adolescentes em liberdade assistida frente ao serviço de execução de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de Natal. 2014. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36611 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço social |
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Educação Liberdade assistida Medidas socioeducativas Cunha, Barbara Ellen Rebouças A garantia dos direitos educacionais dos adolescentes em liberdade assistida frente ao serviço de execução de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de Natal |
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Este trabalho é resultado de um estudo sobre a dimensão educativa da medida de Liberdade Assistida (LA) e suas possibilidades na busca pela inserção social do adolescente autor de ato infracional, tendo como base a experiência do município de Natal – RN. A coleta dos dados foi realizada a partir da leitura em profundidade dos processos de execução da medida, com ênfase nos relatórios e Planos de Atendimento, documentos produzidos pelos orientadores do Serviço de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, fundamentalmente criada para atuar de maneira interventiva em nível municipal para a proteção das crianças e adolescentes no âmbito da sociedade, tem como um dos seus objetivos zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O presente trabalho apresentou esforço interpretativo sobre a participação da escola no cumprimento da LA. Para a realização do trabalho de campo, estudamos os principais atores da relação analisada, realizando uma pesquisa documental na SEMSEMA para comprovar a hipótese de que a relação entre as instituições de ensino e o SEMSEMA é ou não suficiente para proteger os direitos dos adolescentes em LA. |
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