“Eu vejo o desenvolvimento dela a cada dia mais”: um estudo avaliativo sobre o projeto “movimento e conhecimento” da Clínica Pedagógica Heitor Carrilho

O trabalho ora apresentado constitui um estudo de caso a respeito de um projeto educativo e social existente na Clínica Pedagógica Heitor Carrilho – Projeto Movimento e Conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de observação participante e de entrevistas semi-estruturadas ju...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Rosana de Fátima Gomes de Souza
Outros Autores: Oliveira, Carla Montefusco de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36610
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Descrição
Resumo:O trabalho ora apresentado constitui um estudo de caso a respeito de um projeto educativo e social existente na Clínica Pedagógica Heitor Carrilho – Projeto Movimento e Conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de observação participante e de entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais do projeto e aos familiares dos alunos. O principal objetivo foi avaliar a efetividade das ações desenvolvidas no âmbito do referido projeto, no que diz respeito às contribuições que o mesmo tem oferecido à vida dos usuários, quais sejam, os alunos. Para tanto, o trabalho apresenta uma discussão a respeito da inserção do Assistente Social no âmbito da política de educação, trazendo elementos históricos e contextuais que demonstram que este profissional tem muito a enriquecer no andamento desta política. Apontamos as transformações ocorridas historicamente na forma de atuar profissionalmente diante dessa política social, bem como de que forma se dá essa atuação nos dias atuais. Em seguida, buscamos refletir a respeito das origens e configurações do terceiro setor, isto é, como essas organizações se apresentam nos dias atuais e qual papel elas têm desempenhado na oferta de serviços considerados essenciais à sociedade, adentrando no caso específico da Clínica Professor Heitor Carrilho. Por fim, trazemos algumas considerações a respeito do conceito de avaliação como um instrumento de gestão que se complementa em seus aspectos técnicos e políticos. Discutimos a realização de avaliação das políticas, programas e projetos sociais como um trabalho que é competência também do profissional de Serviço Social. Como resultado principal observamos que por se tratar de uma proposta que consiste em um acompanhamento aos alunos de forma diferenciada o projeto analisado tem alcançado resultados efetivos, provocando significativas mudanças na vida dos usuários.