A relação entre Serviço Social, educação e organização estudantil: análise da experiência profissional junto ao Grêmio Estudantil do IFRN
O Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado sob o tema “A relação entre Serviço Social e Grêmio Estudantil: Uma alternativa à questão social”, tem como objeto de pesquisa, o Serviço Social e sua contribuição com a questão organizativa do Grêmio Estudantil do IFRN - Parnamirim. Para alcançarmos...
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Autor principal: | |
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36603 |
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Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado sob o tema “A relação entre Serviço Social e Grêmio Estudantil: Uma alternativa à questão social”, tem como objeto de pesquisa, o Serviço Social e sua contribuição com a questão organizativa do Grêmio Estudantil do IFRN - Parnamirim. Para alcançarmos respostas em nosso estudo, se fez necessário identificar a organização política dos estudantes secundaristas, na perspectiva da transformação da realidade; descrever os desafios da organização política do grêmio estudantil na escola; analisar o Serviço Social em
sua trajetória na concepção da dimensão educativa no espaço educacional; assim como, na defesa do projeto ético-político, e sua possível relação com o Grêmio Estudantil. Esta pesquisa tem como base a experiência de estágio supervisionado realizado no IFRN-Parnamirim. A metodologia utilizada fundamenta-se na leitura e análise dos dados por meio do método quantiqualitativo, composto de pesquisa bibliográfica com aporte teórico de autores que falam sobre o tema e a experiência do estágio curricular. Com este trabalho foi possível constatar a importância do assistente social na dimensão do seu perfil socioeducativo com os alunos na escola, principalmente quando se refere a uma instância do movimento estudantil que muito esteve presente nas conquistas da classe trabalhadora, e atualmente está à mercê de uma gestão educacional alicerçada à manutenção da ordem vigente. |
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