Desafios ao serviço social no serviço de referência em triagem neonatal do Rio Grande do Norte

popularmente como Teste do Pezinho, que diagnostica precocemente determinadas doenças congênitas no período neonatal. O HipotireoidismoCongênito e a Fenilcetonúria são doenças triadas pelo programa, sendo considerado o diagnóstico e o tratamento em idade precoce um avanço, pois aumentam significativ...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lyra, Thaís Aracelli da Silva
Outros Autores: Inácio, Miriam de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36567
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Descrição
Resumo:popularmente como Teste do Pezinho, que diagnostica precocemente determinadas doenças congênitas no período neonatal. O HipotireoidismoCongênito e a Fenilcetonúria são doenças triadas pelo programa, sendo considerado o diagnóstico e o tratamento em idade precoce um avanço, pois aumentam significativamente a qualidade de vida e a sobrevivência dos portadores. As crianças com as patologias diagnosticadas pela triagem neonatal têm direito a atendimento multidisciplinar, neste contexto destaca a participação de assistentes sociais. Este estudo teve como objetivo entender o significado da atuação do profissional de Serviço Social nos processos de constituição, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento das dificuldades encontradas para a continuidade do tratamento, do programa de triagem neonatal do Rio Grande do Norte, a partir da perspectiva do profissional do Serviço Social da equipe multidisciplinar e de seus usuários. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com a Assistente Social e com diversos usuários. Os resultados mostram que o trabalho da assistente social é considerado de grande importância no atendimento da triagem neonatal, em virtude das seguintes questões: 1. Análise da realidade social e econômica das famílias; 2. Garantia de adesão ao tratamento; 3. Orientação quanto ao acesso a benefícios da Seguridade Social; dentre outros. A atuação da assistente social pode ser considerada como uma ação de educação em saúde, devido ao caráter sócio-educativo da ação, que tem como finalidade promover ações reflexivas, a socialização das informações, assim como a garantia de direitos.