A instrumentalidade do serviço social e os direitos do ECA : análise a partir da realidade do Centro Avançado de Saúde Escolar do Município de Parnamirim / RN

A partir da experiência de estágio no Centro Avançado de Saúde Escolar nasceu a idéia, a qual constitui-se como objetivo principal do presente trabalho de conclusão de curso, de analisar a instrumentalidade do Serviço Social no CASE na perspectiva da efetivação dos direitos sociais das crianças e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Gracillana Malú de Macedo
Outros Autores: Silva, Eliana Andrade da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
ECA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36537
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Descrição
Resumo:A partir da experiência de estágio no Centro Avançado de Saúde Escolar nasceu a idéia, a qual constitui-se como objetivo principal do presente trabalho de conclusão de curso, de analisar a instrumentalidade do Serviço Social no CASE na perspectiva da efetivação dos direitos sociais das crianças e adolescentes contidos no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente). Com esse propósito, este estudo tem como objetivos específicos estudar qual a concepção de instrumentalidade que as assistentes sociais detém e pesquisar o modo como percebem a dimensão ética e política no cotidiano do seu trabalho. A fim de alcançar os objetivos almejados foram utilizadas fontes de pesquisa de origem bibliográfica ( artigos, revistas, livros, sites, monografias referentes ao tema citado), documental ( instrumentos utilizados no CASE : entrevista social, termo de compromisso, notificação, etc.) e de campo ( observação, questionários, conversas com as assistentes sociais da instituição). A partir da articulação dos dados colhidos nessas fontes de pesquisa, deu-se a produção do trabalho vigente. Neste estudo, verificou-se que há uma necessidade em se aprofundar os estudos e debates relacionados ao tema da instrumentalidade do Serviço Social, na perspectiva da materialização dos direitos sociais e que as profissionais do CASE compreendem que a dimensão ética e política encontra-se claramente na atuação profissional das mesmas, quando estas comprometem-se política e eticamente com o projeto ético-político da profissão, lutando pela legitimação dos direitos dessas famílias, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Dessa forma, conclui-se que a relação entre a instrumentalidade do Serviço Social e os direitos da criança e do adolescente prescritos no ECA é basilar, tendo-se em vista que por meio dela, os(as) assistentes sociais materializam os direitos instituídos no referido documento.