A assistência estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): um diálogo permeado na relação educação x Capital
O objetivo do presente trabalho é trazer uma discussão a respeito da Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dessa forma, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, além da pesquisa de campo a partir de entr...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36463 |
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ri-123456789-364632021-09-20T18:40:40Z A assistência estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): um diálogo permeado na relação educação x Capital Silveira, Rayanna Beatriz Barbosa da Souza, Ilka de Lima Souza, Ilka de Lima Nicolau, Maria Célia Correia Souza, Íris de Lima Trabalho Educação Assistência Estudantil O objetivo do presente trabalho é trazer uma discussão a respeito da Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dessa forma, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, além da pesquisa de campo a partir de entrevistas do tipo semiestruturadas realizada na instituição com alguns alunos que estão inseridos nos programas da mesma. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo. Buscou-se evidenciar alguns limites e possibilidades que os estudantes beneficiários vivenciam no contexto universitário para permanecerem e concluírem seus estudos da melhor forma possível, considerando os aspectos sociais, políticos e econômicos do modelo de sociedade capitalista vigente. Esta se caracteriza pela divisão em classes fundamentais, onde a classe dominante se apropria do trabalho humano na perspectiva de obtenção de lucros e manutenção do seu poder hegemônico. É um sistema que influencia todas as relações de produção e reprodução social que determina de que forma as práticas educativas devem ser efetivadas para a sociedade. Procurou-se enfatizar o papel da educação no Brasil que está determinado pelos ditames dos organismos internacionais, do significado da expansão do ensino superior, além dos discursos de democratização do acesso a esse nível de ensino. Além disso, no resultado da pesquisa observam-se alguns elementos que associam a Política de Assistência Estudantil ao caráter seletivo, burocrático e focalista das políticas sociais definidas num determinado contexto de Estado neoliberal. Diante disso, percebeu-se que os estudantes beneficiários da assistência estudantil passam por diversas dificuldades, desde o acesso a essa política até a concessão dos benefícios, bem como entraves que não são superados mesmo obtendo os auxílios, sobretudo pela escassez de recursos destinados à política da Universidade e dessa forma a família tem uma importante função de apoio nesse processo. 2018-10-16T23:09:40Z 2021-09-20T18:40:39Z 2018-10-16T23:09:40Z 2021-09-20T18:40:39Z 2014 bachelorThesis 2010033345 SILVEIRA, Rayanna Beatriz Barbosa da. A assistência estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): um diálogo permeado na relação educação x Capital. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36463 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço social |
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O objetivo do presente trabalho é trazer uma discussão a respeito da Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dessa forma, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, além da pesquisa de campo a partir de entrevistas do tipo semiestruturadas realizada na instituição com alguns alunos que estão inseridos nos programas da mesma. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo. Buscou-se evidenciar alguns limites e possibilidades que os estudantes beneficiários vivenciam no contexto universitário para permanecerem e concluírem seus estudos da melhor forma possível, considerando os aspectos sociais, políticos e econômicos do modelo de sociedade capitalista vigente. Esta se caracteriza pela divisão em classes fundamentais, onde a classe dominante se apropria do trabalho humano na perspectiva de obtenção de lucros e manutenção do seu poder hegemônico. É um sistema que influencia todas as relações de produção e reprodução social que determina de que forma as práticas educativas devem ser efetivadas para a sociedade. Procurou-se enfatizar o papel da educação no Brasil que está determinado pelos ditames dos organismos internacionais, do significado da expansão do ensino superior, além dos discursos de democratização do acesso a esse nível de ensino. Além disso, no resultado da pesquisa observam-se alguns elementos que associam a Política de Assistência Estudantil ao caráter seletivo, burocrático e focalista das políticas sociais definidas num determinado contexto de Estado neoliberal. Diante disso, percebeu-se que os estudantes beneficiários da assistência estudantil passam por diversas dificuldades, desde o acesso a essa política até a concessão dos benefícios, bem como entraves que não são superados mesmo obtendo os auxílios, sobretudo pela escassez de recursos destinados à política da Universidade e dessa forma a família tem uma importante função de apoio nesse processo. |
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