Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN
Este estudo analisa as demandas colocadas a Ouvidoria SUS Natal, criada através da Lei Nº 6.019 de 28 de Dezembro de 2009 e implementada no mês de Março do ano de 2014. Seu objetivo visa sistematizar e a analisar as principais demandas recebidas pela Ouvidoria Municipal do SUS em Natal/RN, no períod...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36443 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-36443 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ouvidoria SUS Controle social Demandas Gestão participativa |
spellingShingle |
Ouvidoria SUS Controle social Demandas Gestão participativa Brito, Larissa Euzebio de Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN |
description |
Este estudo analisa as demandas colocadas a Ouvidoria SUS Natal, criada através da Lei Nº 6.019 de 28 de Dezembro de 2009 e implementada no mês de Março do ano de 2014. Seu objetivo visa sistematizar e a analisar as principais demandas recebidas pela Ouvidoria Municipal do SUS em Natal/RN, no período 2014 e problematizar as principais dificuldades encontradas pelos cidadãos usuários do SUS e trabalhadores do SUS acerca do acesso aos serviços oferecidos pelo SUS procurando identificar os possíveis problemas relacionados à gestão do SUS em Natal (RN). Do ponto de vista metodológico combinamos pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria SUS e pesquisa documental em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde de Natal e pela Ouvidoria Municipal do SUS Natal/RN, principalmente atas, resoluções e relatórios produzidos por ambos. Dentre as demandas recebidas em 2014 na Ouvidoria SUS Natal, as mais manifestadas foram as reclamações com 33,54%, sendo 16,38% de solicitações e 10,92% de denúncias feitas pela população natalense. É através desses registros das manifestações dos usuários e das buscas de informações que a participação do cidadão é fortalecida originando o exercício da cidadania e ampliando o conceito de saúde. Concluímos que esta amostra de dados indica que há muitos graves problemas a serem enfrentados pela Gestão do SUS nos três níveis de governo e particularmente pela gestão da SMS/Natal, que ainda estão no patamar mais elementar da garantia do acesso e atenção à saúde a que tem direito a população de Natal/RN, a qual continua exposta a dificuldades de acesso a serviços que outras capitais em semelhantes condições sociais, econômicas e políticas sanitárias já avançaram e aqui continua se agravando cada vez mais. |
author2 |
Costa, Maria Dalva Horácio da |
author_facet |
Costa, Maria Dalva Horácio da Brito, Larissa Euzebio de |
format |
bachelorThesis |
author |
Brito, Larissa Euzebio de |
author_sort |
Brito, Larissa Euzebio de |
title |
Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN |
title_short |
Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN |
title_full |
Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN |
title_fullStr |
Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN |
title_sort |
direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do sus em natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36443 |
work_keys_str_mv |
AT britolarissaeuzebiode direitoasaudeecontrolesocialproblematizacaodasdemandascolocadasaouvidoriamunicipaldosusemnatalrn |
_version_ |
1773961659467956224 |
spelling |
ri-123456789-364432021-09-20T18:39:55Z Direito à saúde e controle social: problematização das demandas colocadas à ouvidoria municipal do SUS em Natal/RN Brito, Larissa Euzebio de Costa, Maria Dalva Horácio da Costa, Maria Dalva Horácio da Teixeira, Fernando Gomes Rebouças, Maria Zilmar Moura Rocha Ouvidoria SUS Controle social Demandas Gestão participativa Este estudo analisa as demandas colocadas a Ouvidoria SUS Natal, criada através da Lei Nº 6.019 de 28 de Dezembro de 2009 e implementada no mês de Março do ano de 2014. Seu objetivo visa sistematizar e a analisar as principais demandas recebidas pela Ouvidoria Municipal do SUS em Natal/RN, no período 2014 e problematizar as principais dificuldades encontradas pelos cidadãos usuários do SUS e trabalhadores do SUS acerca do acesso aos serviços oferecidos pelo SUS procurando identificar os possíveis problemas relacionados à gestão do SUS em Natal (RN). Do ponto de vista metodológico combinamos pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria SUS e pesquisa documental em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde de Natal e pela Ouvidoria Municipal do SUS Natal/RN, principalmente atas, resoluções e relatórios produzidos por ambos. Dentre as demandas recebidas em 2014 na Ouvidoria SUS Natal, as mais manifestadas foram as reclamações com 33,54%, sendo 16,38% de solicitações e 10,92% de denúncias feitas pela população natalense. É através desses registros das manifestações dos usuários e das buscas de informações que a participação do cidadão é fortalecida originando o exercício da cidadania e ampliando o conceito de saúde. Concluímos que esta amostra de dados indica que há muitos graves problemas a serem enfrentados pela Gestão do SUS nos três níveis de governo e particularmente pela gestão da SMS/Natal, que ainda estão no patamar mais elementar da garantia do acesso e atenção à saúde a que tem direito a população de Natal/RN, a qual continua exposta a dificuldades de acesso a serviços que outras capitais em semelhantes condições sociais, econômicas e políticas sanitárias já avançaram e aqui continua se agravando cada vez mais. 2018-10-16T21:07:56Z 2021-09-20T18:39:55Z 2018-10-16T21:07:56Z 2021-09-20T18:39:55Z 2015 bachelorThesis 2011044286 Este estudo analisa as demandas colocadas a Ouvidoria SUS Natal, criada através da Lei Nº 6.019 de 28 de Dezembro de 2009 e implementada no mês de Março do ano de 2014. Seu objetivo visa sistematizar e a analisar as principais demandas recebidas pela Ouvidoria Municipal do SUS em Natal/RN, no período 2014 e problematizar as principais dificuldades encontradas pelos cidadãos usuários do SUS e trabalhadores do SUS acerca do acesso aos serviços oferecidos pelo SUS procurando identificar os possíveis problemas relacionados à gestão do SUS em Natal (RN). Do ponto de vista metodológico combinamos pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria SUS e pesquisa documental em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde de Natal e pela Ouvidoria Municipal do SUS Natal/RN, principalmente atas, resoluções e relatórios produzidos por ambos. Dentre as demandas recebidas em 2014 na Ouvidoria SUS Natal, as mais manifestadas foram as reclamações com 33,54%, sendo 16,38% de solicitações e 10,92% de denúncias feitas pela população natalense. É através desses registros das manifestações dos usuários e das buscas de informações que a participação do cidadão é fortalecida originando o exercício da cidadania e ampliando o conceito de saúde. Concluímos que esta amostra de dados indica que há muitos graves problemas a serem enfrentados pela Gestão do SUS nos três níveis de governo e particularmente pela gestão da SMS/Natal, que ainda estão no patamar mais elementar da garantia do acesso e atenção à saúde a que tem direito a população de Natal/RN, a qual continua exposta a dificuldades de acesso a serviços que outras capitais em semelhantes condições sociais, econômicas e políticas sanitárias já avançaram e aqui continua se agravando cada vez mais. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36443 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço Social |