Escolaridade versus Conhecimento dos direitos e deveres dos usuários do SUS: contribuições do serviço social no âmbito do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho
Este trabalho deseja analisar a evolução das políticas de saúde no Brasil, analisando sua historicidade para compreender as atuais dificuldades e deficiências no âmbito da sua implementação. Tem como objetivo principal, relacionar de que forma o déficit na educação contribui com o não conhecimento a...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Serviço Social
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36408 |
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Resumo: | Este trabalho deseja analisar a evolução das políticas de saúde no Brasil, analisando sua historicidade para compreender as atuais dificuldades e deficiências no âmbito da sua implementação. Tem como objetivo principal, relacionar de que forma o déficit na educação contribui com o não conhecimento acerca dos direitos e deveres dos usuários do SUS. E como objetivos específicos, compreender como tal carência de conhecimentos reflete em procedimentos cotidianos não âmbito da saúde; levantar os principais fatores responsáveis pelo abandono escolar, ou o não ingresso na escola, e em casos de haver ingresso escolar, ressaltar os principais motivos que impediram seu retorno; compreender de que forma o Serviço Social pode intervir nessa problemática mediante ações de cunho socioeducativo no âmbito do HMWG/PSCS. Como metodologia foi realizado um questionário semiestruturado com pacientes de diversos setores do hospital, buscando compreender o que estes entendem por saúde, direito à saúde, SUS etc, aliado à uma revisão de literatura e coleta de dados, visando uma maior interação entre o pesquisador e o usuário. |
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