O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o bullying como expressão da violência na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Assim, para adentrarmos no tema, foi necessário uma abordagem sobre a educação no Brasil, para então inserirmos a Escola Agrícola de Jundiaí nesse contexto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Leila Emiliano Peixoto
Outros Autores: Sousa, Josivânia Estelita Gomes de
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Serviço Social
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36396
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-36396
record_format dspace
spelling ri-123456789-363962021-09-20T18:38:17Z O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social Barbosa, Leila Emiliano Peixoto Sousa, Josivânia Estelita Gomes de Bullying Violência Serviço Social Serviço Social O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o bullying como expressão da violência na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Assim, para adentrarmos no tema, foi necessário uma abordagem sobre a educação no Brasil, para então inserirmos a Escola Agrícola de Jundiaí nesse contexto, bem como, uma abordagem sobre o que é a violência e como ela se configura no ambiente escolar. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas enquanto técnicas de investigação. Dentro desse contexto, problematizamos o bullying no âmbito da Escola Agrícola de Jundiaí, destacando suas expressões a partir da visão dos profissionais da educação na referida instituição. Discutimos aspectos relevantes acerca da visão deles sobre o bullying, como entraram em contato com o tema, se percebem alguma expressão do mesmo em seu ambiente de trabalho e de que forma lidam com isso. A partir daí, elaborou-se o perfil desses profissionais e analisou-se de que forma o bullying é visto e combatido na instituição. Após essa análise, discutimos a inserção do Serviço social no campo educacional, suas atribuições e as alternativas de ações dentro da Escola Agrícola de Jundiaí, visto que, a escola não possui um profissional de Serviço social. 2013-01-24T13:13:57Z 2021-09-20T18:38:17Z 2013-01-24T13:13:57Z 2021-09-20T18:38:17Z 2012-06-28 bachelorThesis BARBOSA, Leila Emiliano Peixoto. O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36396 por open access application/octet-stream Serviço Social
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Bullying
Violência
Serviço Social
Serviço Social
spellingShingle Bullying
Violência
Serviço Social
Serviço Social
Barbosa, Leila Emiliano Peixoto
O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de análise o bullying como expressão da violência na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Assim, para adentrarmos no tema, foi necessário uma abordagem sobre a educação no Brasil, para então inserirmos a Escola Agrícola de Jundiaí nesse contexto, bem como, uma abordagem sobre o que é a violência e como ela se configura no ambiente escolar. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas enquanto técnicas de investigação. Dentro desse contexto, problematizamos o bullying no âmbito da Escola Agrícola de Jundiaí, destacando suas expressões a partir da visão dos profissionais da educação na referida instituição. Discutimos aspectos relevantes acerca da visão deles sobre o bullying, como entraram em contato com o tema, se percebem alguma expressão do mesmo em seu ambiente de trabalho e de que forma lidam com isso. A partir daí, elaborou-se o perfil desses profissionais e analisou-se de que forma o bullying é visto e combatido na instituição. Após essa análise, discutimos a inserção do Serviço social no campo educacional, suas atribuições e as alternativas de ações dentro da Escola Agrícola de Jundiaí, visto que, a escola não possui um profissional de Serviço social.
author2 Sousa, Josivânia Estelita Gomes de
author_facet Sousa, Josivânia Estelita Gomes de
Barbosa, Leila Emiliano Peixoto
format bachelorThesis
author Barbosa, Leila Emiliano Peixoto
author_sort Barbosa, Leila Emiliano Peixoto
title O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social
title_short O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social
title_full O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social
title_fullStr O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social
title_full_unstemmed O bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a inserção do serviço social
title_sort o bullying como expressão da violência na perspectiva dos profissionais da escola agrícola de jundiaí/ufrn e a inserção do serviço social
publisher Serviço Social
publishDate 2013
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36396
work_keys_str_mv AT barbosaleilaemilianopeixoto obullyingcomoexpressaodaviolencianaperspectivadosprofissionaisdaescolaagricoladejundiaiufrneainsercaodoservicosocial
_version_ 1773963052543115264