Relações sociais de sexo/gênero e educação: o acesso de mulheres ao ensino regular dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte como uma dimensão da luta feminista por direitos sociais

A sujeição e dominação da mulher foi a primeira e universal forma de exploração do ser humano sobre a sua própria espécie. Com o surgimento da agricultura e sedentarização dos povos emergiu a divisão sexual do trabalho, que destinou às mulheres, exclusivamente, na esfera privada. A família patria...

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書目詳細資料
主要作者: Nogueira, Luana Brenda da Silva
其他作者: Madureira, Antoinette de Brito
格式: bachelorThesis
語言:pt_BR
出版: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
主題:
在線閱讀:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36343
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實物特徵
總結:A sujeição e dominação da mulher foi a primeira e universal forma de exploração do ser humano sobre a sua própria espécie. Com o surgimento da agricultura e sedentarização dos povos emergiu a divisão sexual do trabalho, que destinou às mulheres, exclusivamente, na esfera privada. A família patriarcal e o casamento como contrato social entre homens, legitimaram a dominação do homem sobre a mulher. Por duros anos, a mulher esteve silenciada pela opressão patriarcal contudo, no século XVIII a classe das mulheres se organizou enquanto movimento social, pela igualdade de direitos sociais entre os sexos/gêneros. Desde então, a luta feminista tem levantado diversas bandeiras em prol da liberdade das mulheres e o acesso igualitário de direito sociais, inclusive a educação. Portanto, esse estudo pretende analisar o processo de dominação do homem sobre a mulher nas sociedades e a organização da luta feminista pelo acesso igualitário aos direitos sociais, com ênfase no acesso de mulheres à educação brasileira. Mais precisamente, buscamos compreender o ingresso de algumas das primeiras mulheres nos cursos regulares da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte na década de 1970 no Brasil, além de identificar e traçar o perfil dessas mulheres e avaliar a importância do acesso à instituição para a vida delas, do ponto vista profissional, educacional, político e pessoal. Os procedimentos metodológicos desse trabalho fundamentaram-se essencialmente no método de pesquisa em Marx, o materialismo histórico dialético. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do processo de dominação do homem sobre a mulher, a luta feminista, a educação brasileira, e a respeito da historicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O estudo contentou-se em analisar a história de cada item mencionado, dos primórdios até o século XX. Além disso, foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo, com cinco mulheres egressas da IFRN na década de 1970. A partir da análise do estudo bibliográfico somado a sistematização e análise das entrevistas, consideramos que o ingresso de mulheres na ETFRN representava para elas e suas famílias, a oportunidade de construir uma vida dotada de possibilidades de mudança na condição de subalternidade que estavam imersas. Porém, a dinâmica escolar, os cursos ofertados e o mercado de trabalho naquele período, eram marcados pela divisão sexual do trabalho, sendo assim não acolhia as mulheres e suas particularidades. Com isso, 100% das entrevistadas não estão atualmente na área do curso realizado na instituição. Todavia, para essas mulheres, o ingresso no IFRN foi de grande importância em diversas dimensões das suas vidas, seja na esfera profissional, educacional, política ou pessoal.