A atuação dos profissionais em serviço social junto a adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a ação do assistente social na execução das Medidas Socioeducativas de Semiliberdade e de Internamento contribui na defesa da garantia de direitos dos sujeitos a que se destinam. Buscando contribuir também com a discussão acerca do trabalho...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Malheiro, Brunna Mesika
Outros Autores: Oliveira, Rosângela Alves de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36328
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Descrição
Resumo:O presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a ação do assistente social na execução das Medidas Socioeducativas de Semiliberdade e de Internamento contribui na defesa da garantia de direitos dos sujeitos a que se destinam. Buscando contribuir também com a discussão acerca do trabalho profissional da categoria nesse âmbito. Considerando as configurações atuais da sociedade e as prerrogativas do ECA e do SINASE, o assistente social encontra-se inserido em diversos campos de atuação, sendo a execução de medidas socioeducativas um de seus novos espaços interventivos. Nesse texto, o objeto analisado será a intervenção dos profissionais de Serviço Social no estado do RN que atuam diretamente com adolescentes em cumprimento das medidas em questão. Dessa forma, o texto vai abordar e discutir algumas informações sobre esta realidade. A busca em compreender como se efetiva o fazer profissional do assistente social na socioeducação, desvinculando-se da visão meramente simplista e fatalista do senso comum, atentando-se para a atuação profissional direcionada para defesa da garantia de direitos, levou a escolha do tema. Evidenciar que a profissão vem contribuindo na viabilização de direitos dos sujeitos atendidos pelas medidas sinaliza-se a relevância desse estudo. Assim conclui-se, dentre outras considerações, que a humanização no atendimento a adolescentes pode colaborar para a diminuição de reincidência dos mesmos à medida, além de contribuir para que eles compreendam que os referenciais institucionais podem garantir a cidadania e o seu desenvolvimento pleno. Os procedimentos metodológicos utilizados nesse trabalho convergem de revisões literárias e documentais acerca da temática abordada.