Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?

Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das condições do trabalho doméstico nos dias atuais de acordo com o filme Que horas que ela volta?. Para isto, fez-se necessário retratar a origem e as condições deste trabalho desde o Brasil colônia, com a vinda dos portugueses a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dias, Izabelli Caroline Silveira
Outros Autores: Wellen, Henrique André Ramos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36300
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-36300
record_format dspace
spelling ri-123456789-363002021-09-20T18:35:25Z Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta? Dias, Izabelli Caroline Silveira Wellen, Henrique André Ramos Barros, Ilena Felipe Palmeira Sobrinho, Zéu Condições de trabalho Coerção extra econômica Trabalhadores domésticos Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das condições do trabalho doméstico nos dias atuais de acordo com o filme Que horas que ela volta?. Para isto, fez-se necessário retratar a origem e as condições deste trabalho desde o Brasil colônia, com a vinda dos portugueses até a abolição dos escravos e, para uma melhor apropriação das condições do trabalho doméstico atualmente, retratamos os dados do IBGE e a análise do filme. A respeito deste apanhado histórico, retratamos a relação da classe dominante brasileira da época colonial com os escravos, expressando também a coerção extra econômica existente nesta relação hierárquica, onde os escravos domésticos eram vistos como agregado e, mais a frente, passaram a ser trabalhadores domésticos. A princípio os trabalhadores estavam destituídos de direitos, após alguns anos esse contexto se modificou, mas não completamente. Somente em 2015 os trabalhadores domésticos se tornaram “completamente” acobertados pela legislação. O desenvolver desta monografia engloba também uma breve retratação das intervenções artísticas como expressão da realidade, mostrando a importância da arte para a realidade e vice-versa. A partir disto, expressaremos as condições do trabalho doméstico, segundo o filme Que horas ela volta? como análise da realidade de um (a) trabalhador (a) doméstico (a), demonstrando de forma sucinta a discussão de gênero, da questão social, e outros debates que podemos realizar a partir do filme. 2017-08-15T12:57:11Z 2021-09-20T18:35:25Z 2017-08-15T12:57:11Z 2021-09-20T18:35:25Z 2016 bachelorThesis 2012961478 DIAS, Izabelli Caroline Silveira. Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36300 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço Social
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Condições de trabalho
Coerção extra econômica
Trabalhadores domésticos
spellingShingle Condições de trabalho
Coerção extra econômica
Trabalhadores domésticos
Dias, Izabelli Caroline Silveira
Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?
description Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das condições do trabalho doméstico nos dias atuais de acordo com o filme Que horas que ela volta?. Para isto, fez-se necessário retratar a origem e as condições deste trabalho desde o Brasil colônia, com a vinda dos portugueses até a abolição dos escravos e, para uma melhor apropriação das condições do trabalho doméstico atualmente, retratamos os dados do IBGE e a análise do filme. A respeito deste apanhado histórico, retratamos a relação da classe dominante brasileira da época colonial com os escravos, expressando também a coerção extra econômica existente nesta relação hierárquica, onde os escravos domésticos eram vistos como agregado e, mais a frente, passaram a ser trabalhadores domésticos. A princípio os trabalhadores estavam destituídos de direitos, após alguns anos esse contexto se modificou, mas não completamente. Somente em 2015 os trabalhadores domésticos se tornaram “completamente” acobertados pela legislação. O desenvolver desta monografia engloba também uma breve retratação das intervenções artísticas como expressão da realidade, mostrando a importância da arte para a realidade e vice-versa. A partir disto, expressaremos as condições do trabalho doméstico, segundo o filme Que horas ela volta? como análise da realidade de um (a) trabalhador (a) doméstico (a), demonstrando de forma sucinta a discussão de gênero, da questão social, e outros debates que podemos realizar a partir do filme.
author2 Wellen, Henrique André Ramos
author_facet Wellen, Henrique André Ramos
Dias, Izabelli Caroline Silveira
format bachelorThesis
author Dias, Izabelli Caroline Silveira
author_sort Dias, Izabelli Caroline Silveira
title Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?
title_short Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?
title_full Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?
title_fullStr Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?
title_full_unstemmed Cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme Que Horas Ela Volta?
title_sort cinema e questão social: uma análise das condições de trabalho doméstico a partir do filme que horas ela volta?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36300
work_keys_str_mv AT diasizabellicarolinesilveira cinemaequestaosocialumaanalisedascondicoesdetrabalhodomesticoapartirdofilmequehoraselavolta
_version_ 1773965765611880448