A expansão do ensino superior a partir da década de 1990 e as implicações para o trabalho docente: uma reflexão no serviço social

O presente trabalho traz uma discussão acerca dos rebatimentos da reestruturação produtiva a partir da implementação do neoliberalismo no Brasil, sua incidência na política de educação e o aumento da precarização do trabalho docente no Serviço Social. A importância deste levantamento se dá pelas...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Nísia Luiza de Andrade
Outros Autores: Sousa, Josivânia Estelita Gomes de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36289
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spelling ri-123456789-362892021-09-20T18:35:06Z A expansão do ensino superior a partir da década de 1990 e as implicações para o trabalho docente: uma reflexão no serviço social Oliveira, Nísia Luiza de Andrade Sousa, Josivânia Estelita Gomes de Lima, Rita de Lourdes de Souza, Ilka de Lima Ensino superior Neoliberalismo Precarização do trabalho Saúde O presente trabalho traz uma discussão acerca dos rebatimentos da reestruturação produtiva a partir da implementação do neoliberalismo no Brasil, sua incidência na política de educação e o aumento da precarização do trabalho docente no Serviço Social. A importância deste levantamento se dá pelas informações que foram adquiridas, as quais auxiliam no entendimento da influência do ambiente de trabalho para a saúde dos professores. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de expansão do Ensino Superior, partir da década de 1990, e procura compreender as incidências desse fenômeno para os professores (as) do curso de Serviço Social, tendo em vista que esse curso sofreu um aumento considerável na sua oferta, tanto na modalidade presencial, como também na Educação à Distância (EAD). Além disso, é tecida uma discussão sobre a intensidade do trabalho, o produtivismo acadêmico, o aumento da competitividade na educação e os processos de adoecimento relacionados ao trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento de dados bibliográficos e a aplicação de questionários, que passaram por uma análise qualitativa. O estudo teve a participação de 168 professores(as) de todas as regiões brasileiras, que lecionam tanto em instituições dos âmbitos público e privado e traz elementos a respeito do perfil (regional que faz parte, sexo, raça/etnia, religião e participação política; dados institucionais (vínculo empregatício, forma de admissão, carga horária contratual e renda mensal); condições de trabalho (infraestrutura, quantidade de horas trabalhadas por dia e expediente fora da instituição); e por último uma análise da saúde dos entrevistados. A pesquisa revelou que as influências das políticas neoliberais trouxeram mudanças para o Ensino Superior, para as relações trabalhistas dos educadores, novas configurações de precarização e consequências para a saúde dos trabalhadores dessa área. 2017-08-15T12:56:49Z 2021-09-20T18:35:06Z 2017-08-15T12:56:49Z 2021-09-20T18:35:06Z 2016 bachelorThesis 2012961182 OLIVEIRA, Nísia Luiza de Andrade. A expansão do ensino superior a partir da década de 1990 e as implicações para o trabalho docente: uma reflexão no serviço social. 2016. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36289 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço Social
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Neoliberalismo
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Oliveira, Nísia Luiza de Andrade
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