Contribuições ao estudo sobre adoção tardia no Brasil

O trabalho trata sobre o tema da adoção. A fim de contribuir com problematizações sobre a referida temática realizou-se pesquisa que apresentou como objetivo geral identificar produções teóricas que discutem aspectos relacionados à adoção tardia de crianças maiores de três anos e de adolescentes na...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Capistrano, Cecília Antunes de Melo
Outros Autores: Souza, Ilka de Lima
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36263
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O trabalho trata sobre o tema da adoção. A fim de contribuir com problematizações sobre a referida temática realizou-se pesquisa que apresentou como objetivo geral identificar produções teóricas que discutem aspectos relacionados à adoção tardia de crianças maiores de três anos e de adolescentes na realidade brasileira. Nessa direção, os objetivos específicos se constituíram em: apreender a concepção de família na cena contemporânea; identificar aspectos históricos e legais da adoção no país e evidenciar discussões que norteiam o debate sobre a adoção tardia e ações que vêm sendo desenvolvidas para incentivar a adoção de crianças maiores e de adolescentes. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, a partir da utilização de artigos, periódicos, livros, teses, como também da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Lei n° 13.509/2017. É fundamental esclarecer as demandas mais recorrentes e identificar os aspectos que permeiam o processo da adoção tardia, visto que as particularidades que envolvem essa adoção são reais e os Tribunais de Justiça do país vêm observando-as e procurando meios para mudar a realidade de crianças e adolescentes aptas à adoção. Um fator importante para essa mudança é ampliar o conhecimento da sociedade, dos pretendentes à adoção, sobre as crianças e adolescentes que estão fora do perfil quase sempre desejado. E, assim, possibilitar uma compreensão sobre os benefícios afetivos (para quem adota e, sobretudo, para quem é adotado) que podem resultar de um processo que envolva a adoção tardia.