Acesso e permanência à educação superior por estudantes de origem popular: entre perspectivas e contradições
O trabalho discute o acesso e permanência dos estudantes de origem popular na educação superior. Foi elencado como objetivo geral para a construção da pesquisa: investigar a efetividade do acesso e da permanência de estudantes de origem popular na Educação Superior no Brasil; e como objetivos especí...
Gorde:
Egile nagusia: | |
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Beste egile batzuk: | |
Formatua: | bachelorThesis |
Hizkuntza: | pt_BR |
Argitaratua: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Gaiak: | |
Sarrera elektronikoa: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36235 |
Etiketak: |
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Gaia: | O trabalho discute o acesso e permanência dos estudantes de origem popular na educação superior. Foi elencado como objetivo geral para a construção da pesquisa: investigar a efetividade do acesso e da permanência de estudantes de origem popular na Educação Superior no Brasil; e como objetivos específicos: contextualizar a política pública de educação no Brasil para compreender sua efetividade enquanto direito social acessível a todos; apreender aspectos caracterizadores do processo de expansão da Educação Superior no Brasil e suas implicações quanto à ampliação do acesso de estudantes, e identificar as possibilidades, limites e desafios vivenciados por estudantes de origem popular e como vem se efetivando o acesso e a permanência na Educação Superior. Enquanto procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica como fonte de consulta trabalhos científicos disponibilizados na internet. Foi possível identificar a autodeterminação e mobilização como possibilidades que permeiam a vida dos estudantes de origem popular a buscar à educação superior, e o desafios, identifica-se a relação entre conciliar trabalho e estudo para concluir a formação. Essas possibilidades e desafios são pertinentes, considerando o ajuste do Estado ao ideário neoliberal que põe em risco a efetividade dos direitos sociais. |
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