“O estágio mudou minha concepção do que era o serviço social”: uma análise acerca do estágio na formação profissional do assistente social na UFRN

Para compreendermos a formação profissional em Serviço Social, faz-se necessário analisá-la a partir dos processos sociais mais amplos, sem menosprezar a abordagem de seus limites e possibilidades frente à cena contemporânea, bem como as condições objetivas que permeiam o cotidiano do exercício p...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Francisca Maria Assis de
Outros Autores: Oliveira, Carla Montefusco de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36221
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Descrição
Resumo:Para compreendermos a formação profissional em Serviço Social, faz-se necessário analisá-la a partir dos processos sociais mais amplos, sem menosprezar a abordagem de seus limites e possibilidades frente à cena contemporânea, bem como as condições objetivas que permeiam o cotidiano do exercício profissional, reconhecendo a necessidade de realizar as mediações entre as particularidades da profissão e a totalidade social. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou analisar o significado do estágio curricular obrigatório na formação profissional sob o ponto de vista dos sujeitos envolvidos no processo, identificar os desafios do processo de estágio obrigatório no curso de Serviço Social da UFRN e investigar as perspectivas/prospecções que os discentes e docentes visualizam para o futuro do estágio enquanto parte integrante da formação profissional. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os atores partícipes do processo de estágio na instituição estudada. Com isso, percebemos a materialização de alguns desafios no que concerne à formação profissional em Serviço Social na UFRN implicando no significado do processo de estágio para essa formação, bem como, conclui-se a importância do fortalecimento dos espaços de discussões democráticas da categoria profissional como estratégia para o enfrentamento da referente condição.