Serviço social no contexto educacional do IFRN: uma análise dos programas de assistência aos estudantes

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizou um estudo de caso de natureza exploratória da realidade dos alunos do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), participantes dos programas Alimentação Escolar, Auxílio Transporte e Bolsa de Iniciação Prof...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Ana Patrícia Souza de
Outros Autores: Oliveira, Rosângela Alves de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36195
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Descrição
Resumo:Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizou um estudo de caso de natureza exploratória da realidade dos alunos do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), participantes dos programas Alimentação Escolar, Auxílio Transporte e Bolsa de Iniciação Profissional, os discentes são beneficiados pela Política de Assistência Estudantil, nas áreas previstas pelas Modalidades de Bolsa de Assistência Estudantil do IFRN. Este também é resultado do estágio curricular obrigatório realizado no IFRN, especificamente, na Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE) entre os semestres 2012.2 e 2013.1. Tem como objetivo geral avaliar a efetividade dos programas Alimentação Escolar, Auxílio Transporte e Bolsa de Iniciação Profissional.Já os objetivos específicos são: Traçar um perfil social dos alunos participantes dos programas do serviço social; Identificar o conhecimento sobre assistência estudantil por parte dos discentes em relação aos programas oferecidos pelo IFRN e conhecer as principais dificuldades enfrentas pelos alunos para se inserirem nos programas de assistência estudantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa no Campus Natal Central acompanhada de questionário estruturado.Procede-se de uma abordagem quanti-qualitativa à técnica de análise de conteúdo em relação aos dados obtidos, através de questionário aplicado com discentes dos níveis de ensino: técnico integrado, técnico subsequente, superior tecnólogo e superior licenciatura. As entrevistas ocorreram entre os meses de março e abril de 2013.1. Por fim, com esta pesquisa, é possível afirmar que a maioria dos alunos participantes é do gênero feminino, estudaram em escola pública e não veem a assistência estudantil como um direito, mas sim como uma ajuda. A burocracia e a demora no processo de seleção são dificuldades destacadas pela população entrevistada.