Serviço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional
O estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em c...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36192 |
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ri-123456789-361922021-09-20T18:32:59Z Serviço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional Silva, Leila Priscila Vilela Henriques da Pereira, Alane Karine Dantas Duarte Júnior, Nestor Gomes Oliveira, Íris Maria de Serviço Social Educação Serviço Social Escolar Competências Atribuições O estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em conta tais fatores, a escola necessita desenvolver estratégias de enfrentamento a essas demandas cada vez mais comum nesse espaço. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, a partir da análise sobre a inserção desse profissional na política de Educação; da Identificação das demandas que surgem para o Serviço Social na educação diante das transformações societárias; além disso, especificar as competências e atribuições privativas do (a) Assistente Social nesse espaço sócio ocupacional de acordo com os parâmetros do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS; e por fim, outro elemento que se revelou importante nesse estudo refere-se ao acompanhamento da luta do CFESS pela aprovação do Projeto de Lei Educação (PL 3688/2000). Portanto, a pesquisa realizada abordará a trajetória desse profissional na política educacional, suas competências e atribuições privativas, bem como os projetos de lei existentes que visam à introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação. Optou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico em autores que abordam o tema trabalhado ou relacionado a ele. A partir da análise realizada, pode-se mencionar que a presença do (a) Assistente Social na educação é urgente, e vem ganhando força, pois as expressões da questão social tornam-se cotidianas. Porém, há muitos desafios a serem superados, como o contexto político e econômico que restringe os gastos no âmbito social, ao mesmo tempo em que desafia o profissional a materializar seu Projeto Ético Político Profissional a partir de suas ações nesse contexto adverso; o pouco conhecimento sobre a profissão de serviço social, fazendo com que os Projetos de Lei estabeleçam aos assistentes sociais práticas profissionais conservadoras; além disso, o domínio por parte dos profissionais de suas competências e atribuições para estabelecer os limites de suas práticas profissionais. 2017-07-14T13:41:25Z 2021-09-20T18:32:59Z 2017-07-14T13:41:25Z 2021-09-20T18:32:59Z 2013 bachelorThesis 2010032721 SILVA, Leila Priscila Vilela Henriques da. Serviço Social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36192 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço Social |
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Pereira, Alane Karine Dantas |
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