Serviço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional

O estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em c...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Leila Priscila Vilela Henriques da
Outros Autores: Pereira, Alane Karine Dantas
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36192
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Resumo:O estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em conta tais fatores, a escola necessita desenvolver estratégias de enfrentamento a essas demandas cada vez mais comum nesse espaço. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, a partir da análise sobre a inserção desse profissional na política de Educação; da Identificação das demandas que surgem para o Serviço Social na educação diante das transformações societárias; além disso, especificar as competências e atribuições privativas do (a) Assistente Social nesse espaço sócio ocupacional de acordo com os parâmetros do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS; e por fim, outro elemento que se revelou importante nesse estudo refere-se ao acompanhamento da luta do CFESS pela aprovação do Projeto de Lei Educação (PL 3688/2000). Portanto, a pesquisa realizada abordará a trajetória desse profissional na política educacional, suas competências e atribuições privativas, bem como os projetos de lei existentes que visam à introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação. Optou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico em autores que abordam o tema trabalhado ou relacionado a ele. A partir da análise realizada, pode-se mencionar que a presença do (a) Assistente Social na educação é urgente, e vem ganhando força, pois as expressões da questão social tornam-se cotidianas. Porém, há muitos desafios a serem superados, como o contexto político e econômico que restringe os gastos no âmbito social, ao mesmo tempo em que desafia o profissional a materializar seu Projeto Ético Político Profissional a partir de suas ações nesse contexto adverso; o pouco conhecimento sobre a profissão de serviço social, fazendo com que os Projetos de Lei estabeleçam aos assistentes sociais práticas profissionais conservadoras; além disso, o domínio por parte dos profissionais de suas competências e atribuições para estabelecer os limites de suas práticas profissionais.