O Serviço Social no sociojurídico: uma análise acerca do fazer profissional do assistente social na 1° vara da infância e da juventude da comarca de Natal/RN
O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a discutir a instrumentalidade do Serviço Social no campo sociojurídico e, portanto, possui como objeto de análise o fazer profissional do Assistente Social na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal/RN (1ªVIJ), tendo em vista que...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36145 |
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Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a discutir a instrumentalidade do Serviço Social no campo sociojurídico e, portanto, possui como objeto de análise o fazer profissional do Assistente Social na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal/RN (1ªVIJ), tendo em vista que essa unidade judicial integra esse espaço sócio-ocupacional. Para isso, pautada na perspectiva crítico-dialética como forma de analisar a realidade, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter explicativo com base na observação participante, na realização de entrevista semiestruturada orientada por formulário com questões abertas, na pesquisa documental e na revisão bibliográfica. Nesse sentido, a fim de alcançarmos a intencionalidade do nosso objeto de estudo, analisamos o fazer profissional do Assistente Social na 1ªVIJ levando em consideração, principalmente, os meios e os instrumentos de trabalho utilizados pelo profissional no seu cotidiano de trabalho, as demandas que surgem para esse profissional bem como as limitações e possibilidades atribuídas ao trabalho do Assistente Social nesse espaço. Além disso, com o objetivo de ampliarmos o debate, refletimos sobre o Serviço Social enquanto processo de trabalho, o papel social do Poder Judiciário, a inserção do Serviço Social no Poder Judiciário, a Construção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil, dentre outros temas relevantes à compreensão da temática central desse estudo. |
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