A política de assistência estudantil no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN: uma análise aproximativa do programa de bolsa de iniciação ao trabalho no Campus Natal Zona Norte
O presente trabalho visa proporcionar uma análise acerca da atuação do Serviço Social na área da Educação, particularizando a inserção de Assistentes Sociais na Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN - Campus Natal Zon...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-361362021-09-20T18:32:02Z A política de assistência estudantil no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN: uma análise aproximativa do programa de bolsa de iniciação ao trabalho no Campus Natal Zona Norte Araújo, Magna Polyana Miranda de Alves, Mônica Maria Calixto de Farias Souza, Ilka de Lima Fonseca, Duciele Dantas Serviço Social Assistência estudantil Educação O presente trabalho visa proporcionar uma análise acerca da atuação do Serviço Social na área da Educação, particularizando a inserção de Assistentes Sociais na Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN - Campus Natal Zona Norte, frente a execução do Programa de Iniciação ao Trabalho. A princípio apresentar-se-á os aspectos sócio-históricos da política educacional e os desdobramentos instalados na ampliação da Educação Profissional no país e em Natal, enquanto acontecimento que ocorre atrelado às transformações econômicas, políticas e sociais, decorrentes do processo de industrialização do país e das transformações no mundo do trabalho da sociedade capitalista vigente. Esse movimento que representa conquistas sociais, desafios imbricados na ótica da sociedade passa a apresentar um aumento significativo de espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social, direcionando consequentemente em novas demandas de trabalho para a categoria. Baseando-se numa perspectiva de análise aproximativa da realidade vivenciada com o estágio extra curricular no IFRN/Campus Natal Zona Norte, numa pesquisa documental de natureza quanti-qualitativa, verificou-se a possibilidade de traçar analiticamente a percepção dos sujeitos envolvidos na execução do Programa de Iniciação ao Trabalho, atrelada a dados institucionais do módulo de Assistência Estudantil no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) assim como pesquisa bibliográfica. Fundamentando-se numa perspectiva de análise teórico-crítica, a contribuição do estudo vem no sentido de fortalecer as ações de acompanhamento dos programas e atividades executadas pela equipe de Serviço Social. Sinteticamente, os resultados obtidos apontaram que: a política de Assistência Estudantil e as ações que nela são executadas representam significativa importância para o acesso e permanência de estudantes que estão em situações de vulnerabilidade social; e a importância dos profissionais de Serviço Social desenvolver ações que estabeleça o contato direto com o público inserido na instituição e de forma particular, os participantes dos programas sócio assistenciais, a fim de contribuir com o desenvolvimento acadêmico e profissional desse público e em melhorias na qualidade dos serviços prestados. 2017-07-25T13:05:23Z 2021-09-20T18:32:02Z 2017-07-25T13:05:23Z 2021-09-20T18:32:02Z 2014 bachelorThesis 2011044722 ARAÚJO, Magna Polyana de. A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN: uma análise aproximativa do programa de bolsa de iniciação ao trabalho no Campus Natal Zona Norte. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36136 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Serviço Social |
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O presente trabalho visa proporcionar uma análise acerca da atuação do Serviço Social na área da Educação, particularizando a inserção de Assistentes Sociais na Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN - Campus Natal Zona Norte, frente a execução do Programa de Iniciação ao Trabalho. A princípio apresentar-se-á os aspectos sócio-históricos da política educacional e os desdobramentos instalados na ampliação da Educação Profissional no país e em Natal, enquanto acontecimento que ocorre atrelado às transformações econômicas, políticas e sociais, decorrentes do processo de industrialização do país e das transformações no mundo do trabalho da sociedade capitalista vigente. Esse movimento que representa conquistas sociais, desafios imbricados na ótica da sociedade passa a apresentar um aumento significativo de espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social, direcionando consequentemente em novas demandas de trabalho para a categoria. Baseando-se numa perspectiva de análise aproximativa da realidade vivenciada com o estágio extra curricular no IFRN/Campus Natal Zona Norte, numa pesquisa documental de natureza quanti-qualitativa, verificou-se a possibilidade de traçar analiticamente a percepção dos sujeitos envolvidos na execução do Programa de Iniciação ao Trabalho, atrelada a dados institucionais do módulo de Assistência Estudantil no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) assim como pesquisa bibliográfica. Fundamentando-se numa perspectiva de análise teórico-crítica, a contribuição do estudo vem no sentido de fortalecer as ações de acompanhamento dos programas e atividades executadas pela equipe de Serviço Social. Sinteticamente, os resultados obtidos apontaram que: a política de Assistência Estudantil e as ações que nela são executadas representam significativa importância para o acesso e permanência de estudantes que estão em situações de vulnerabilidade social; e a importância dos profissionais de Serviço Social desenvolver ações que estabeleça o contato direto com o público inserido na instituição e de forma particular, os participantes dos programas sócio assistenciais, a fim de contribuir com o desenvolvimento acadêmico e profissional desse público e em melhorias na qualidade dos serviços prestados. |
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