"Começaria tudo outra vez se preciso fosse": projeto ético-político do serviço social e organização política da categoria 30 anos depois.

Os anos finais do regime militar brasileiro foram marcados por inúmeras lutas em todo o país. A classe trabalhadora entrou em cena, por direitos econômicos e políticos, e protagonizou a formação de uma nova conjuntura social. É nesse período que o Serviço Social gesta um projeto profissional conecta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Chagas, Bárbara da Rocha Figueiredo
Outros Autores: Santos, Silvana Mara de Morais dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Serviço Social
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36078
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Os anos finais do regime militar brasileiro foram marcados por inúmeras lutas em todo o país. A classe trabalhadora entrou em cena, por direitos econômicos e políticos, e protagonizou a formação de uma nova conjuntura social. É nesse período que o Serviço Social gesta um projeto profissional conectado com os interesses estratégicos da classe a que pertence. A construção desse projeto articulou sujeitos organizados da categoria com demais lutas e movimentos sociais, demonstrando a necessidade da organização coletiva. Passados mais de trinta anos, com todos os desafios atuais, permanecem como necessária a defesa do projeto profissional e da organização da categoria e da classe trabalhadora. Este trabalho busca entender historicamente o sentido da organização política dos assistentes sociais, a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, entendendo os assistentes sociais como partícipes da luta concreta pela construção de uma sociedade sem exploração e opressão, sobretudo em tempos de aprofundamento da barbárie social.