Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico

Objetivo: verificar o desempenho de pré-escolares potiguares em tarefas de vocabulário expressivo, mediante a ocorrência de designação de vocábulo usual, não designação e processos de substituição, além de analisar o tipo e a frequência dos processos de substituição utilizados por essa população. Mé...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de
Outros Autores: Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36038
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-36038
record_format dspace
spelling ri-123456789-360382024-03-19T04:02:32Z Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de Cáceres-Assenço, Ana Manhani Giacchini, Vanessa Gonçalves, Maria de Jesus Vocabulário Pré-escolar Linguagem Estudos de Linguagem Testes de Linguagem Objetivo: verificar o desempenho de pré-escolares potiguares em tarefas de vocabulário expressivo, mediante a ocorrência de designação de vocábulo usual, não designação e processos de substituição, além de analisar o tipo e a frequência dos processos de substituição utilizados por essa população. Método: a amostra foi composta por 42 crianças de ambos os sexos com faixa etária entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Para avaliação do desempenho, foi utilizado o teste de vocabulário expressivo – ABFW e a análise das respostas considerou designação verbais usuais, não designações, e processos de substituição de acordo com o manual do teste. Resultados: o desempenho dos pré-escolares indicou que a ocorrência de designação verbal usual é maior do que de processos de substituição e não designação. A porcentagem de designação verbal usual foi maior aos 6 anos do que aos 4 anos. Não foi observada diferença estatística entre os campos semânticos nas diferentes faixas etárias. Os campos semânticos “animais” e “brinquedos e instrumentos musicais” estavam adequado nas três faixas etárias. “Profissões” apresentou aumento, enquanto não designação a ocorrência foi baixa. Os processos de substituição com maior ocorrência foram co-hipônimo próximo, atributo semântico pertinente e hiperônimo imediato. Conclusão: A designação por vocábulo usual é maior do que processos de substituição e não designação. Os processos de substituição com maior ocorrência foram co-hipônimo próximo, atributo semântico pertinente, hiperônimo imediato, mudança de categoria gramatical e definição de função. 2022-01-31 2019-12-11T13:28:14Z 2021-09-20T18:08:46Z 2019-12-11T13:28:14Z 2019-11-29 bachelorThesis 20160139517 LUCENA, Claudya Katharyni Tito Xavier de. Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36038 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Fonoaudiologia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Vocabulário
Pré-escolar
Linguagem
Estudos de Linguagem
Testes de Linguagem
spellingShingle Vocabulário
Pré-escolar
Linguagem
Estudos de Linguagem
Testes de Linguagem
Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de
Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
description Objetivo: verificar o desempenho de pré-escolares potiguares em tarefas de vocabulário expressivo, mediante a ocorrência de designação de vocábulo usual, não designação e processos de substituição, além de analisar o tipo e a frequência dos processos de substituição utilizados por essa população. Método: a amostra foi composta por 42 crianças de ambos os sexos com faixa etária entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Para avaliação do desempenho, foi utilizado o teste de vocabulário expressivo – ABFW e a análise das respostas considerou designação verbais usuais, não designações, e processos de substituição de acordo com o manual do teste. Resultados: o desempenho dos pré-escolares indicou que a ocorrência de designação verbal usual é maior do que de processos de substituição e não designação. A porcentagem de designação verbal usual foi maior aos 6 anos do que aos 4 anos. Não foi observada diferença estatística entre os campos semânticos nas diferentes faixas etárias. Os campos semânticos “animais” e “brinquedos e instrumentos musicais” estavam adequado nas três faixas etárias. “Profissões” apresentou aumento, enquanto não designação a ocorrência foi baixa. Os processos de substituição com maior ocorrência foram co-hipônimo próximo, atributo semântico pertinente e hiperônimo imediato. Conclusão: A designação por vocábulo usual é maior do que processos de substituição e não designação. Os processos de substituição com maior ocorrência foram co-hipônimo próximo, atributo semântico pertinente, hiperônimo imediato, mudança de categoria gramatical e definição de função.
author2 Cáceres-Assenço, Ana Manhani
author_facet Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de
format bachelorThesis
author Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de
author_sort Lucena, Claudya Katharyni Tito Xavier de
title Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
title_short Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
title_full Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
title_fullStr Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
title_full_unstemmed Uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
title_sort uso de processos de designação usual e de substituição por pré-escolares em desenvolvimento típico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36038
work_keys_str_mv AT lucenaclaudyakatharynititoxavierde usodeprocessosdedesignacaousualedesubstituicaoporpreescolaresemdesenvolvimentotipico
_version_ 1797696471457333248