O fator “regionalidade” pode influenciar no perfil de fluência de fala de pré-escolares?
Objetivo: Caracterizar o perfil de fluência de fala em pré-escolares potiguares, descrevendo a ocorrência e a porcentagem de disfluências comuns e gagas, além do perfil da velocidade de fala e por fim, comparar o desempenho com os valores de referência atual. Métodos: Participam da pesquisa 33 crian...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-360252024-03-19T04:01:22Z O fator “regionalidade” pode influenciar no perfil de fluência de fala de pré-escolares? Santos, Rafaela Sena dos Cáceres-Assenço, Ana Manhani Giacchini, Vanessa Gonçalves, Maria de Jesus Desenvolvimento de linguagem Fluência Pré-escolares Objetivo: Caracterizar o perfil de fluência de fala em pré-escolares potiguares, descrevendo a ocorrência e a porcentagem de disfluências comuns e gagas, além do perfil da velocidade de fala e por fim, comparar o desempenho com os valores de referência atual. Métodos: Participam da pesquisa 33 crianças, entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, sem queixas de alteração de linguagem. Para a avaliação da fluência de fala, foi utilizado a tarefa de Fluência do ABFW. A análise estatísticas dos dados foi descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das crianças apresentaram maior número de disfluências comuns que as disfluências gagas. Dentre as comuns, a “hesitação” foi a ruptura mais prevalente, enquanto que houve ausência de rupturas gagas em mais de 1/3 da amostra, colaborando para a porcentagem de descontinuidade de fala apresentar-se entre abaixo e/ou adequado para a idade. Com relação à velocidade de fala em palavras e sílabas por minuto, a maioria estava acima do esperado para a idade. Não houve diferença estatística entre as idades e/os sexos. Conclusão: Os pré-escolares potiguares apresentaram baixa porcentagem de descontinuidade de fala com maior ocorrência de disfluências comuns, além de uma velocidade de fala aumentada, influenciada pela variação regional e cultural. 2022-01-31 2019-12-11T13:43:02Z 2021-09-20T18:08:27Z 2019-12-11T13:43:02Z 2019-11-29 bachelorThesis 2016087384 SANTOS, Rafaela Sena dos. O fator “regionalidade” pode influenciar no perfil de fluência de fala de pré-escolares?. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36025 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Fonoaudiologia |
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Objetivo: Caracterizar o perfil de fluência de fala em pré-escolares potiguares, descrevendo a ocorrência e a porcentagem de disfluências comuns e gagas, além do perfil da velocidade de fala e por fim, comparar o desempenho com os valores de referência atual. Métodos: Participam da pesquisa 33 crianças, entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, sem queixas de alteração de linguagem. Para a avaliação da fluência de fala, foi utilizado a tarefa de Fluência do ABFW. A análise estatísticas dos dados foi descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das crianças apresentaram maior número de disfluências comuns que as disfluências gagas. Dentre as comuns, a “hesitação” foi a ruptura mais prevalente, enquanto que houve ausência de rupturas gagas em mais de 1/3 da amostra, colaborando para a porcentagem de descontinuidade de fala apresentar-se entre abaixo e/ou adequado para a idade. Com relação à velocidade de fala em palavras e sílabas por minuto, a maioria estava acima do esperado para a idade. Não houve diferença estatística entre as idades e/os sexos. Conclusão: Os pré-escolares potiguares apresentaram baixa porcentagem de descontinuidade de fala com maior ocorrência de disfluências comuns, além de uma velocidade de fala aumentada, influenciada pela variação regional e cultural. |
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