O fator “regionalidade” pode influenciar no perfil de fluência de fala de pré-escolares?

Objetivo: Caracterizar o perfil de fluência de fala em pré-escolares potiguares, descrevendo a ocorrência e a porcentagem de disfluências comuns e gagas, além do perfil da velocidade de fala e por fim, comparar o desempenho com os valores de referência atual. Métodos: Participam da pesquisa 33 crian...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Rafaela Sena dos
Outros Autores: Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36025
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Descrição
Resumo:Objetivo: Caracterizar o perfil de fluência de fala em pré-escolares potiguares, descrevendo a ocorrência e a porcentagem de disfluências comuns e gagas, além do perfil da velocidade de fala e por fim, comparar o desempenho com os valores de referência atual. Métodos: Participam da pesquisa 33 crianças, entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, sem queixas de alteração de linguagem. Para a avaliação da fluência de fala, foi utilizado a tarefa de Fluência do ABFW. A análise estatísticas dos dados foi descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das crianças apresentaram maior número de disfluências comuns que as disfluências gagas. Dentre as comuns, a “hesitação” foi a ruptura mais prevalente, enquanto que houve ausência de rupturas gagas em mais de 1/3 da amostra, colaborando para a porcentagem de descontinuidade de fala apresentar-se entre abaixo e/ou adequado para a idade. Com relação à velocidade de fala em palavras e sílabas por minuto, a maioria estava acima do esperado para a idade. Não houve diferença estatística entre as idades e/os sexos. Conclusão: Os pré-escolares potiguares apresentaram baixa porcentagem de descontinuidade de fala com maior ocorrência de disfluências comuns, além de uma velocidade de fala aumentada, influenciada pela variação regional e cultural.