Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte
Introdução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-360202021-09-20T18:08:21Z Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte Costa, Krisia Thayná Lima da Araújo, Eliene Silva Araújo, Eliene Silva Correia, Rafaela Bezerra Façanha Speri, Maria Raquel Basílio Capacitação Audiologia Promoção da Saúde Fonoaudiologia Ciências da Saúde Fonoaudiologia Introdução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela incidência de deficiências e pela restrita cobertura pelos serviços de saúde auditiva Objetivo: Analisar a eficácia da capacitação de crianças do ensino fundamental acerca da saúde auditiva. Metodologia: Participaram do estudo 101 alunos do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da capital e de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Iniciou-se com um piloto e para melhor delineamento, a metodologia foi estruturada em etapas: 1ª atividade presencial; 2ª conteúdo à distância, 3ª avaliação pós-capacitação Resultados: Foi verificado que todas as escolas obtiveram resultados satisfatórios no desempenho dos alunos. Além disso, demonstraram maior diferença de desempenho nas categorias de audição e perda auditiva, causas e forma de prevenção. Conclusão: de forma geral a capacitação de crianças do ensino fundamental na área de saúde auditiva foi eficaz, e constitui parte fundamental para o processo de disseminação da informação. Além disso, quando unida à multiplicação do conhecimento para a comunidade, pode proporcionar impactos positivos para a promoção de saúde. Introdução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela incidência de deficiências e pela restrita cobertura pelos serviços de saúde auditiva Objetivo: Analisar a eficácia da capacitação de crianças do ensino fundamental acerca da saúde auditiva. Metodologia: Participaram do estudo 101 alunos do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da capital e de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Iniciou-se com um piloto e para melhor delineamento, a metodologia foi estruturada em etapas: 1ª atividade presencial; 2ª conteúdo à distância, 3ª avaliação pós-capacitação Resultados: Foi verificado que todas as escolas obtiveram resultados satisfatórios no desempenho dos alunos. Além disso, demonstraram maior diferença de desempenho nas categorias de audição e perda auditiva, causas e forma de prevenção. Conclusão: de forma geral a capacitação de crianças do ensino fundamental na área de saúde auditiva foi eficaz, e constitui parte fundamental para o processo de disseminação da informação. Além disso, quando unida à multiplicação do conhecimento para a comunidade, pode proporcionar impactos positivos para a promoção de saúde. 2018-12-19T14:00:20Z 2021-09-20T18:08:21Z 2018-12-19T14:00:20Z 2021-09-20T18:08:21Z 2019 bachelorThesis 2015078980 COSTA, Krisia Thayná Limada. Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36020 pt_BR other Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Fonoaudiologia |
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