Conhecimento materno sobre desenvolvimento de linguagem e desempenho comunicativo de crianças nascidas prematuras

Objetivo: Caracterizar o desempenho de crianças nascidas prematuras e verificar se existe relação entre este e o conhecimento das mães sobre desenvolvimento de linguagem. Métodos: Participaram do estudo 13 díades mãe-criança a partir do segundo ano de vida e que estavam em acompanhamento ambulatoria...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Mariana Barros Parreão dos
Outros Autores: Cáceres Assenço, Ana Manhani
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
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Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36002
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Linguagem Infantil
Desenvolvimento da Linguagem
Relações Mãe-Filho
Pré-Escolar
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
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Santos, Mariana Barros Parreão dos
Conhecimento materno sobre desenvolvimento de linguagem e desempenho comunicativo de crianças nascidas prematuras
description Objetivo: Caracterizar o desempenho de crianças nascidas prematuras e verificar se existe relação entre este e o conhecimento das mães sobre desenvolvimento de linguagem. Métodos: Participaram do estudo 13 díades mãe-criança a partir do segundo ano de vida e que estavam em acompanhamento ambulatorial multiprofissional. Além da consulta aos prontuários, foram aplicados o protocolo de rastreio para risco no desenvolvimento da linguagem e Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II para avaliar as crianças nascidas prematuras. Para avaliar o conhecimento das mães sobre desenvolvimento infantil foi aplicado um questionário específico. Resultados: A maioria das crianças nascidas prematuras apresentaram desempenho questionável no teste de triagem Denver II, com maiores prejuízos nas habilidades de linguagem. Enquanto que no protocolo de rastreio a maioria das crianças foi classificada como sem risco para desenvolver alterações de linguagem. A maioria das mães respondeu corretamente pelo menos 50% das afirmativas do questionário e, em 25% das questões foi obtido 100% de acertos, entretanto questões importantes como uso de tecnologias, marcos do desenvolvimento e alfabetização foram as que geraram maiores dúvidas, nestas menos de 65% das mães responderam corretamente. Isto demonstra que estas mães são bem instruídas, porém ainda apresentam dúvidas em relação a questões importantes do desenvolvimento. Não houve correlação entre os dois testes, assim como entre eles e o conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil. Conclusão: Quando avaliadas com o protocolo de rastreio, a maioria das crianças não foi considerada de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem. Para a Denver II, a maioria das crianças teve desempenho geral sugestivo de risco para alterações do desenvolvimento. Não foi encontrada correlação entre os dois testes. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil não foi uma medida que interferiu diretamente no desempenho das crianças nascidas prematuras em testes de triagem do desenvolvimento.
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Além da consulta aos prontuários, foram aplicados o protocolo de rastreio para risco no desenvolvimento da linguagem e Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II para avaliar as crianças nascidas prematuras. Para avaliar o conhecimento das mães sobre desenvolvimento infantil foi aplicado um questionário específico. Resultados: A maioria das crianças nascidas prematuras apresentaram desempenho questionável no teste de triagem Denver II, com maiores prejuízos nas habilidades de linguagem. Enquanto que no protocolo de rastreio a maioria das crianças foi classificada como sem risco para desenvolver alterações de linguagem. A maioria das mães respondeu corretamente pelo menos 50% das afirmativas do questionário e, em 25% das questões foi obtido 100% de acertos, entretanto questões importantes como uso de tecnologias, marcos do desenvolvimento e alfabetização foram as que geraram maiores dúvidas, nestas menos de 65% das mães responderam corretamente. Isto demonstra que estas mães são bem instruídas, porém ainda apresentam dúvidas em relação a questões importantes do desenvolvimento. Não houve correlação entre os dois testes, assim como entre eles e o conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil. Conclusão: Quando avaliadas com o protocolo de rastreio, a maioria das crianças não foi considerada de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem. Para a Denver II, a maioria das crianças teve desempenho geral sugestivo de risco para alterações do desenvolvimento. Não foi encontrada correlação entre os dois testes. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil não foi uma medida que interferiu diretamente no desempenho das crianças nascidas prematuras em testes de triagem do desenvolvimento. Objetivo: Caracterizar o desempenho de crianças nascidas prematuras e verificar se existe relação entre este e o conhecimento das mães sobre desenvolvimento de linguagem. 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O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil não foi uma medida que interferiu diretamente no desempenho das crianças nascidas prematuras em testes de triagem do desenvolvimento. 2022-01-01 2018-12-10T15:41:06Z 2021-09-20T18:08:00Z 2018-12-10T15:41:06Z 2018-11-23 bachelorThesis 2015076107 SANTOS, Mariana Barros Parreão. Conhecimento materno sobre desenvolvimento de linguagem e desempenho comunicativo de crianças nascidas prematuras. 2018.52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36002 pt_BR other application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Fonoaudiologia