Desenvolvimento comunicativo de prematuros nascidos com muito baixo peso: uma análise longitudinal
Objetivo: Monitoramento das habilidades comunicativas de crianças nascidas prematuras e com muito baixo peso na fase pré-linguística, para identificar relações entre o desenvolvimento da função auditiva e o da linguagem oral. Metodologia: estudo descritivo longitudinal, com um grupo inicial de 26 cr...
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35993 |
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ri-123456789-359932024-03-19T04:03:54Z Desenvolvimento comunicativo de prematuros nascidos com muito baixo peso: uma análise longitudinal Silva, Fernanda Fernandes Pinheiro Cáceres-Assenço, Ana Manhani Eliene Silva Araújo Giacchini, Vanessa Maia, Cláudia Rodrigues Souza Prematuridade Linguagem Comunicação Objetivo: Monitoramento das habilidades comunicativas de crianças nascidas prematuras e com muito baixo peso na fase pré-linguística, para identificar relações entre o desenvolvimento da função auditiva e o da linguagem oral. Metodologia: estudo descritivo longitudinal, com um grupo inicial de 26 crianças com idade gestacional entre 28 e 31 semanas e peso ao nascimento entre 1000 e 1480 gramas. Os materiais utilizados para coleta de dados foram um questionário validado acompanhando o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, teste DENVER II e foram verificados os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor. A análise descritiva foi calculada por meio da porcentagem de frequência de cada categoria e análise inferencial. Resultados: A partir do 7º mês de idade cronológica indicou oscilação na porcentagem de crianças sem risco. 46% das crianças apresentaram atraso na função auditiva. Sobre os marcos do desenvolvimento da linguagem, a maioria demonstra ter desempenho adequado. Na triagem do desenvolvimento, 33,3% foi classificada como normal para a idade cronológica e 66,7% considerando a idade corrigida. O DENVER II indicou um maior índice de habilidades com atenção ou atraso no motor grosso. Conclusão: Não foi encontrado desempenho estatisticamente discrepante no aspecto linguagem, entre as idades cronológica e corrigida, porém evidencia-se a necessidade de acompanhamento do desenvolvimento motor e da função auditiva. 2022-01-31 2019-12-11T13:27:37Z 2021-09-20T18:07:49Z 2019-12-11T13:27:37Z 2019-11-29 bachelorThesis 2016098824 SILVA, Fernanda Fernandes Pinheiro. Desenvolvimento comunicativo de prematuros nascidos com muito baixo peso: uma análise longitudinal. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35993 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Fonoaudiologia |
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Objetivo: Monitoramento das habilidades comunicativas de crianças nascidas prematuras e com muito baixo peso na fase pré-linguística, para identificar relações entre o desenvolvimento da função auditiva e o da linguagem oral. Metodologia: estudo descritivo longitudinal, com um grupo inicial de 26 crianças com idade gestacional entre 28 e 31 semanas e peso ao nascimento entre 1000 e 1480 gramas. Os materiais utilizados para coleta de dados foram um questionário validado acompanhando o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, teste DENVER II e foram verificados os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor. A análise descritiva foi calculada por meio da porcentagem de frequência de cada categoria e análise inferencial. Resultados: A partir do 7º mês de idade cronológica indicou oscilação na porcentagem de crianças sem risco. 46% das crianças apresentaram atraso na função auditiva. Sobre os marcos do desenvolvimento da linguagem, a maioria demonstra ter desempenho adequado. Na triagem do desenvolvimento, 33,3% foi classificada como normal para a idade cronológica e 66,7% considerando a idade corrigida. O DENVER II indicou um maior índice de habilidades com atenção ou atraso no motor grosso. Conclusão: Não foi encontrado desempenho estatisticamente discrepante no aspecto linguagem, entre as idades cronológica e corrigida, porém evidencia-se a necessidade de acompanhamento do desenvolvimento motor e da função auditiva. |
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