Desenvolvimento comunicativo de prematuros nascidos com muito baixo peso: uma análise longitudinal

Objetivo: Monitoramento das habilidades comunicativas de crianças nascidas prematuras e com muito baixo peso na fase pré-linguística, para identificar relações entre o desenvolvimento da função auditiva e o da linguagem oral. Metodologia: estudo descritivo longitudinal, com um grupo inicial de 26 cr...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Fernanda Fernandes Pinheiro
Outros Autores: Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35993
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Descrição
Resumo:Objetivo: Monitoramento das habilidades comunicativas de crianças nascidas prematuras e com muito baixo peso na fase pré-linguística, para identificar relações entre o desenvolvimento da função auditiva e o da linguagem oral. Metodologia: estudo descritivo longitudinal, com um grupo inicial de 26 crianças com idade gestacional entre 28 e 31 semanas e peso ao nascimento entre 1000 e 1480 gramas. Os materiais utilizados para coleta de dados foram um questionário validado acompanhando o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, teste DENVER II e foram verificados os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor. A análise descritiva foi calculada por meio da porcentagem de frequência de cada categoria e análise inferencial. Resultados: A partir do 7º mês de idade cronológica indicou oscilação na porcentagem de crianças sem risco. 46% das crianças apresentaram atraso na função auditiva. Sobre os marcos do desenvolvimento da linguagem, a maioria demonstra ter desempenho adequado. Na triagem do desenvolvimento, 33,3% foi classificada como normal para a idade cronológica e 66,7% considerando a idade corrigida. O DENVER II indicou um maior índice de habilidades com atenção ou atraso no motor grosso. Conclusão: Não foi encontrado desempenho estatisticamente discrepante no aspecto linguagem, entre as idades cronológica e corrigida, porém evidencia-se a necessidade de acompanhamento do desenvolvimento motor e da função auditiva.